Sistemas Especialistas

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014
Sistemas Especialistas
Inteligência Artificial


Evaldo Pinheiro
Prof. Maurício de Alexandrino
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão da Tecnologia da Informação (GTI0068)
05/06/2014


RESUMO


1 Introdução

No trabalho a seguir, tentarei de uma forma clara e objetiva, explicar como se deu o começo da Inteligência Artificial, qual sua origem e seu objetivo.Explicarei sobre sua importância para a robótica, seus objetivos e origens. O Trabalho será mais voltado para a robótica, explicando o seu avanço e sua contribuição para o atual cenário mundial. A Robótica tem uma grande importância, tanto para as empresas quanto para nós, Seres Humanos.

2 O que é Inteligência Artificial?

Segundo Douglas Ciriaco, do site Tecmundo, a “Inteligência artificialé um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.”

Podemos perceber que a Inteligência Artificial é uma atividade desenvolvida justamente para criar um máquina capaz de pensar e agir como um Ser Humano. I.A (Inteligência Artificial) existehá décadas, e conforme o avanço da tecnologia aumenta, aumenta também novos elementos para as pesquisas.

3 Inteligência Artificial para a área Robótica

O termo “Robótica” foi enunciado pela primeira vez pelo cientista e escritor Isaac Asimov, em 1942, numa história chamada “runaround”. Isinov publicou a história “I Robot” (Eu, Robô), onde propôs a existência das Três leis da Robótica.1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei.

Oobjetivo dessas leis, segundo o próprio Asimov, era tornar possível a existência de robôs inteligentes, sem que isso fosse colocar a vida das pessoas em perigo e até mesmo evitando uma “rebelião das máquinas”. Estas leis de fato, não são consideradas leis, mas sim, diretivas que, mesmo oriundas de contos de ficção científica, qualquer pesquisador em inteligência artificial da atualidade gostaria de verobedecidas por suas “criações”.

Muitos já devem ter ouvido falar sobre “máquinas que pensam”. Pois bem, essas máquinas são na verdade programas criados para tentar simular o cérebro humano. Há muito tempo, pesquisas vem sendo realizadas para tentar descobrir como criar a “Máquina Perfeita”, que nada mais é do que uma máquina capaz de sentir, cheirar, falar, dormir, comer, raciocinar, etc. Issoestá muito longe de acontecer, pois ainda não há tecnologia necessária para criar a “Máquina Perfeita”. Daqui há alguns anos, esta tecnologia estará disponível, e então, será possível criar uma máquina capaz de fazer tudo o que o Ser Humano consegue, ou até melhor!

3.1 Testes Robóticos

A partir da década de 80, a Robótica vem avançando em grande velocidade e, dentre inúmeros projetos, oASIMO, iniciado em 1986 pela Honda Motor Company, recebe destaque. Mesmo com o nome parecido com o de Isaac Asimov, este projeto não foi em homenagem à ele, mas é derivado de “Advanced Step in Innovative Mobility”.
A NASA por sua vez, criou dois robôs geólogos: o Opportunity e o Spirit, cuja funções eram de enviar imagens, analisar rochas e crateras, procurar sinais de existência de água noplaneta MARTE.

Figura 1 – Robô Opportunity em Marte

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d8/NASA_Mars_Rover.jpg

4 O Uso da Robótica em diversas áreas profissionais

Nos dias atuais, contamos com vários recursos para a realização de tarefas que para o homem seria impossível realizar. Essas tarefas vão de “simples” montagens de peças automotivas até as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas especialistas
  • Sistemas especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistema especialista
  • Sistemas Especialistas
  • sistema especialista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!