Sistemas Especialistas

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
DÊMIS GOULART DE PAULA SILVA
PEDRO HENRIQUE BRAZ DE MORAIS
RAFAEL MARQUES FERNANDES








APLICAÇÃO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS


Trabalho de Curso apresentado como exigência parcial, para a obtenção do grau no curso de Ciência da Computação, da Universidade de Franca.

Orientadora: Profa. Claudia Amadeu Vicci





FRANCA
2014


RESUMO


SILVA, Demis Goulart dePaula, MORAIS, Pedro Henrique Braz, FERNANDES, Rafael Marques. Sistemas Especialistas. 2014. 12f. Trabalho de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade de Franca, Franca.


Esse trabalho mostra como surgiram os primeiros Sistemas especialistas e o porquê do seu surgimento. Também mostra como funcionam as primeiras aplicações criadas e como elas serviram de base para varias outrasaplicações futuras.


Palavras-chave:Aplicação;Sistemas;Especialista;IA.










SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
1 ELEMENTOS BASICOS DE UM SISTEMA ESPECIALISTA 5
1.1 BASE DE CONHECIMENTO 5
1.2 MOTOR DE INFERÊNCIA 6
1.3 INTERFACE COM O USUARIO 6
2 SISTEMAS ESPECIALISTAS 7
2.1 DENDRAL (DENDRITIC ALGORITHM) 7
2.2 MYCIN 1970 “LINGUAGEM LISP” 9
2.3 PROSPECTOR 11
CONCLUSÃO 12REFERÊNCIAS 13










INTRODUÇÃO


Há várias formas de dizer como a Ciência da Computação começou, a mais óbvia, é que tenha se iniciado em 1935, quando o estudante inglês Alan Turing teve uma ideia para tentar resolver o “problema de Hilbert”, na mesma época houve um grande debate entre matemáticos nos Estados Unidos, o que levava ao conhecimento de um novo tipo de lógica de cálculos,criado para levantar uma base matemática, para a ideia de realizar uma computação.
Nos dias de hoje, o espírito de pesquisa se mostra mais ativo do que em qualquer outra época. Atualmente a computação, em relação à realidade do homem, busca-se desenvolvimento de equipamentos e sistemas que visam auxiliar o homem e suas tarefas, dentre eles os sistemas especialistas.
Um Sistema especialista é muitomais do que um programa de computador, ele é um programa acoplado a um banco de memória que contém conhecimentos sobre uma determinada área, criado para resolver problemas em um determinado domínio, quando o grau de conhecimento é muito extenso. Sistemas Especialistas praticamente simulam o raciocínio dos seres humanos, isso tanto é verdade, que uma das mais importantes características de umSistema Especialista é a capacidade de aprender e ajudar o perito em suas tomadas de decisões. Com base nisso serão apresentados alguns SE’s e suas aplicações.


1 ELEMENTOS BASICOS DE UM SISTEMA ESPECIALISTA


1.1 BASE DE CONHECIMENTO


Diferente de uma base de dados comum, a base de conhecimento de um sistema especialista é composta por uma base de regras e heurísticas que simulam oconhecimento do especialista, segundo Raquel Dias Mendes (1997) na interação com a base de fatos e regras e com o usuário, obtêm-se as informações necessárias para a resolução do problema.
Na interação do sistema com o usuário é feito perguntas e coletado informações para que o sistema amplie sua capacidade de resolver o problema, e a cada informação recebida é armazenada para que possa também serutilizada mais tarde na solução de outro problema.
A base de conhecimento pode diferir de poucas ou muitas regras, dependendo da complexidade do ambiente e da necessidade, e conforme o sistema for utilizado pode ter mudanças em suas regras, adição ou deleção de novos elementos sem alterar a lógica global do sistema.








1.2 MOTOR DE INFERÊNCIA


O motor de inferência é composto eresponsável por buscar os fatos, regras e heurísticas que estão na base de conhecimento e aplica-los no processo de resolução do problema.
Para a navegação nas bases de conhecimentos são utilizados a forma progressiva e regressiva continuamente, para poder suprir as necessidades dos usuários de diversas áreas.


1.3 INTERFACE COM O USUÁRIO


A interface é o meio utilizado para traduzir as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas especialistas
  • Sistemas especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistemas Especialistas
  • Sistema especialista
  • Sistemas Especialistas
  • sistema especialista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!