Sistemas ERP Tecnologia da Informação

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
EMPRESA



A empresa utilizada como base para a elaboração deste trabalho é a Indústria Comércio de Importação e Exportação Ltda.
No ano de 2004, após uma etapa de análises e do planejamento das várias oportunidades de mercado e motivados pela solidificação das suas experiências anteriores, os sócios e amigos de faculdade, criaram a , uma empresa dinâmica e inspiradora.
A é uma empresabrasileira que atua no mercado de higiene pessoal e beleza através das reconhecidas marcas Prada, Ricca, Vertix, Basics, Kess e Clia.
A empresa confere uma ampla rede de conhecimentos que conferem uma estrutura ágil e eficiente que lhe permite atuar em uma posição de destaque no segmento de escovas de cabelo, acessórios, maquiagem, banho, manicure e higiene oral.
Através de sua equipe derepresentantes, a atende a diversos canais de distribuição, como perfumarias, farmácias, supermercados, atacadistas e lojas de departamento, estando presente em mais de 10 mil pontos de vendas e em todo o território nacional.

CAPÍTULO I - O SISTEMA ERP



1.1 Introdução


Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suasatividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.
Os principais problemasdessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.
Os sistemas ERP surgiram apartir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Neles, foram agregados as funções de programação mestre da produção, cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas asnecessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou, então, a ser chamado de MRP II (Manufacturing Resource Planning -  Planejamento de Recursos de manufatura).
Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, os fornecedores de sistemasdesenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas com escopo que ultrapassa os limites da manufatura. Como exemplo, foram criados os módulos de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Vendas e Distribuição, Finanças e Controladoria, entre outros. Esses novos sistemas, capazes de suportar as necessidades de informação para todo o empreendimento, são denominados sistemas ERP.1.2. Estrutura típica dos sistemas ERP


Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas. A figura abaixo apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos.








Figura 1 -Estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP
 
Fonte: DAVENPORT, 1998.


1.3. Implantação de sistemas ERP


As funcionalidades dos módulos de um sistema ERP representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre a forma que as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização em um maior número de empresas de diversos segmentos, os sistemas ERP foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologias da informação erp
  • Erp
  • ERP
  • Tecnologia da informação erp
  • erp tecnologia da informação
  • Tecnologia da Informação e Sistema da Informação
  • Sistemas de informação- erp
  • ERP sistemas de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!