sistemas embarcados

Páginas: 15 (3696 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014


SISTEMAS EMBARCADOS
Arquitetura e Organização de Computadores, 1° Termo e Noturno.





Denis Tacahashi Taniguti – RA: 1570481413042
Edilson Takao Miada – RA: 1570481413037
Luciano Hirochi Nacano – RA: 1570481323023
Marcio Raminelli – RA: 1570481413041











Presidente Prudente-SP
16/05/2014
FATEC- Faculdade de tecnologia Centro Paula Souza de Presidente PrudenteDenis Tacahashi Taniguti, Edilson Takao Miada, Luciano Hirochi Nacano, Marcio Raminelli.
Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC)
Rua Terezina, 75 – Vila Paulo Roberto – 19046-230 – Presidente Prudente, São Paulo Brasil.
deco_tacahashi@hotmail.com, edilsonmiada@yahoo.com.br, lucianohn@hotmail.com, raminelli_veiculos@yahoo.com.br
Abstract. This meta-paper describes what is anembedded device, your hardware, components that use this technology, with emphasis on promising research and related technological world automotive trends.
Resumo. Este meta-artigo descreve o que é um dispositivo embarcado, os hardwares existentes, os componentes que usam essa tecnologia, dando ênfase nas pesquisas e tendências relacionadas ao promissor mundo tecnológico automobilístico. Marcio1. Introdução. Luciano
“Define-se por Sistema Embarcado, o conjunto de Software e Hardware, previsto para funcionar sem a intervenção humana, cujo um microcomputador em uma single-board com um Software em memória ROM, executa uma ação ou um propósito específico, a partir do momento em que o componente ou sistema ao qual ele foi projetado ser ligado, até o momento em que ele desliga ou nuncamais. (DELAI, online, 2003).”
Esse Sistema por vezes pode ser gerenciado por um sistema operacional, dependendo da sua complexidade, mas geralmente ele é simples e escrito em um único programa. Existem versões de Linux, Windows e Mac Os para funcionarem nesses dispositivos, os quais são projetados para essa finalidade, trabalhando com memórias reduzidas comparando-se ao necessário para funcionarem um sistema para Desktop. Trabalham em tempo real, e tem suas rotinas de entrada, processamento e saída sem a necessidade de outro sistema operacional externo.
Os Sistemas Embarcados são empregados em automóveis, aviões, trens, objetos espaciais, máquinas fotográficas digitais, celulares, GPS, e inúmeros outros dispositivos eletrônicos incluindo brinquedos.

2. Arquitetura de SistemasEmbarcados. Luciano

A arquitetura de um sistema embarcado envolve componentes programáveis, processadores, memória e outros dispositivos que integram esse sistema ao outro ao qual foi projetado, sendo o grande desafio desse projeto, a integração dos componentes programáveis aos componentes de processamento de entrada e saída de dados e ou comandos havendo a necessidade dessa integração serheterogênea, ou seja, utiliza diferentes componentes na definição de seus projetos.
Para ilustração do que é uma integração heterogênea, é citado o exemplo da tecnologia Drive-By-Wire, a qual possibilita o veículo ser direcionado a partir de sinais eletrônicos em conjunto com sistemas embarcados, auxiliando o motorista a tomar decisões agindo como um copiloto.
Essa arquitetura envolve diversos módulosos quais gerenciam a navegação, sensores de detecção, unidade motora, o módulo de direção e outro módulo que liga e desliga esse sistema automaticamente. O CCD (Charge Coupled Device) é uma câmera o qual captura as imagens e obtêm as informações exteriores, o chip LM1881 envia imagens para a base de localização tanto horizontal como vertical para o micro controlador MC9S12DG128 que faz parte donúcleo de controle desse sistema, que processa os dados de entrada e transmite para o chip MC33886 que é o responsável de controlar o motor do sistema de mudança de ângulo das rodas. A Figura 1.0 apresenta a integração heterogênea da tecnologia Drive-By-Wire.


Figura 1: Sistema Drive-By-Wire

Para melhorar o entendimento da arquitetura, a figura 2 apresenta uma placa micro controladora com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas embarcados
  • SIstemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • sistemas embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Embarcados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!