Sistemas Distribuidos

Páginas: 8 (1779 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA IBTA
CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS


CARLOS EDUARDO ROCHA DE MELLO BEZERRA







SISTEMAS DISTRIBUÍDOS














SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP, 2013

Resumo

As redes de computadores estão por toda a parte. A Internet é uma delas, assim como muitas redes das quais ela é composta. Redes detelefone móveis, redes corporativas, redes de fábrica, redes de campus, redes domésticas, redes dentro de veículos, todas elas tanto separadamente como em conjunto, compartilham as características básicas que as tornam assuntos relevantes para estudo sob o título sistemas distribuídos.
E o que vem a ser um “Sistema Distribuído”?
Definimos um sistema distribuído como sendo aquele no qual oscomponentes de hardware ou software, localizados em computadores interligados em rede, se comunicam e coordenam suas ações apenas enviando mensagens entre si. Essa definição simples abrange toda a gama de sistemas nos quais computadores interligados em rede podem ser distribuídos de maneira útil.
Parte 1: Introdução

Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que seapresenta a seus usuários como um sistema único e coerente [Tanebaum, 1995.]. Uma coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados (…) no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passandomensagens [Coulouris, 2007]. É um fenômeno da tecnologia computacional que permite que a computação de uma organização seja realizada, não mais por um computador central, e sim distribuída através de redes para os lugares onde o trabalho da organização é realizado [Deitel, 2008]
Você sabe que tem um sistema distribuído quando a falha de um computador do qual você nunca ouviu falar faz com que vocêpare completamente de trabalhar [Leslie Lamport,].

Cada computador funciona independente de fazer parte ou não do SD.
O usuário não tem ciência que há diversos computadores, nem onde estão localizados.
Coerência é a ligação de cada uma das partes com o todo, sem existir contradições.

Exemplos de Sistemas Distribuídos:

Uma rede de estações de trabalho em uma universidade ou companhia.Uma rede de computadores em uma fábrica.
Um grande banco com muitas agências, cada qual com computadores e caixas automáticas.

A motivação para construir e usar sistemas distribuídos é proveniente do desejo de compartilhar recursos. O termo “recurso” é bastante abstrato, mas caracteriza bem o conjunto de coisas que podem ser compartilhas de maneira útil em um sistema de computadoresinterligados em rede. Ele abrange desde componentes de hardware, como discos e impressoras, até entidades definidas pelo software, como arquivos bancos de dados e objetos de dados de todos os tipos. Isso inclui o fluxo de quadros de vídeo proveniente de uma câmera de vídeo ou a conexão de áudio que uma chamada de telefone móvel representa.
Parte 2: Conceitos e Implementações

Segundo Tanenbaum, 1995, apossibilidade de construção de sistemas distribuídos em si não constitui uma boa ideia. O autor afirma que, devido a existência das tecnologias atuais, é possível ter as soluções de sistemas distribuídos com todas as eficiências necessárias devido ao grande poder de processamento existente nos processadores atuais e uso das diversas redes existentes. Já Coulouris tem uma visão mais otimista. Deacordo com o autor, os Sistemas Distribuídos já estão por toda a parte (internet, intranet, computação móvel, etc) e que seu projeto é muito simples e ainda há muito espaço para o desenvolvimento de serviços e de aplicativos mais ambiciosos. Coulouris apenas alerta que os futuros projetistas precisam conhecer e levar em consideração os desafios dos Sistemas Distribuídos. Entre eles destacam-se:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas distribuídos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistemas distribuidos
  • Sistema distribuido
  • Sistema Distribuido
  • Sistemas Distribuidos
  • Sistemas distribuídos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!