Sistemas didáticos computacioansi para crianças

2493 palavras 10 páginas
EDUCAÇÃO ESPECIAL E TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS: JOGOS DE COMPUTADOR AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ESPECIAIS
Letícia Maria Galdino de Oliveira
*

O trabalho apresentado trata do relato de uma pesquisa (em andamento), desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, da Universidade do Oeste Paulista. O problema da pesquisa envolve a seguinte questão: a criança especial, com distúrbios de aprendizagem, consegue se desenvolver cognitivamente e interagir socialmente auxiliada por jogos computacionais educativos? Neste século, a humanidade convive com um valioso recurso: o computador. Este, hoje em dia, vem servindo a Educação com seus programas educativos, jogos, enciclopédias, entre outros softwares, que geram toda uma gama de utilidades informacionais. Não vivemos mais em cenários monocromáticos ou uníssonos e, sim, em cenários culturais democráticos, coloridos e multisonoros. Tais condições levam a infinitas criações, originalmente abertas a todas as crianças, estabelecendo projeções futuras de seres humanos conscientizados, comunicativos, expressivamente produtivos em suas ocupações, em seus lares e em suas comunidades. Paralelamente a isso, a atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei n.9.394, de 20-12-1996, trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial.
Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa transversalmente todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior. Esta modalidade de educação é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.

O texto refere-se às características desta modalidade de ensino a ser fornecida pelas escolas a todos os indivíduos portadores de necessidades especiais. Diante desse compromisso, criar condições de
*

Relacionados