Sistemas de reaproveitamento de água da chuva

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2015

Sumário
Introdução....................................................................................................................................................3
Sistemas de captação...................................................................................................................................5
Oreservatório..............................................................................................................................................9
Anexo..........................................................................................................................................................12Referências.................................................................................................................................................15



































1 - Introdução














Uma das grandes possibilidades para evitar o desperdício de água e ajudar a preservar nossos recursos hídricos, é reaproveitar a água da chuva. Grande parte da população nunca pensou que a água da chuva pode ser aproveitada para regar jardins, limpar a casa, a calçada, carros,descargas de banheiros e lavagem de roupas, gastos estes que representam cerca de 50% do consumo da água nas cidades. Fique claro que a água reaproveitada não é potável, portanto não é própria para o consumo, nem para tomar banho e nem para cozinhar.
Para o reaproveitamento da água faz-se necessário a construção de um sistema bastante simples que é basicamente composto por um conjunto de calhasque direcionam a água do telhado para um reservatório subterrâneo.
O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção - pode ser feito um sistema paralelo ao da água da rua - e incluir o uso em descarga de banheiros, lavagem de roupa e torneiras externas, como em casas já construídas.
Logicamente, não podemos deixar de ressaltar a importância de se levar em conta o custo X beneficio.Na área da engenharia civil, a todo o momento este quesito deve ser levado em conta, em todas as escolhas do profissional. No decorrer deste, será exemplificada uma área em que o custo pode ser reduzido se planejado corretamente.












































2 - O sistema de captação
Captação

Segundo o site da arquiteta AdrianaPascheto, o volume de água gerado em metros cúbicos por mês deve ser calculado por uma determinada área de telhado (em metros quadrados), considerando a eficiência do filtro (%) e do índice pluviométrico mensal (mm/mês) da região onde será instalado o sistema.
V = A x ? x I. P.

Onde:

V = volume em metros cúbicos por mês (m³/mês);
A = área de telhado em metros quadrados (m2);
? = eficiência dofiltro, adotamos 0,81 ou 81%;
I.P. = índice pluviométrico mensal em milímetros por mês (mm/m).


O índice pluviométrico deve ser obtido junto ao órgão responsável da cidade e a titulo de curiosidade, ele é obtido levando-se em conta os últimos vinte anos.

Armazenamento

O volume do reservatório inferior (cisterna) é calculado em metros cúbicos. Devemos observar o terreno eidentificarmos o local ideal para a instalação desse reservatório, considerando- se o nível do terreno e o encaminhamento da tubulação, analisando de onde vem e para onde vai a água da chuva. Esses reservatórios podem ser construídos em concreto no local ou podem ser adquiridas caixas d'água prontas e próprias para serem enterradas. Essas cisternas devem ser dimensionadas e reforçadas, pois as mesmas podemtrabalhar vazias (épocas de pouca chuva) suportando o peso da terra ao seu redor. Quando estiverem totalmente cheias, devem suportar a força da água.
Observações:
- A água da chuva filtrada deve ficar em local sem incidência de raios solares;
- A água da chuva não é potável, ou seja, não pode ser ingerida;
- A água da chuva não pode ser utilizada em pias de banheiro ou cozinha, assim como em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reaproveitamento da água da chuva
  • reaproveitamento de agua da chuva
  • reaproveitamento agua de chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento da agua da chuva
  • Reaproveitamento de água da chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento água da chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!