Sistemas de raidante

804 palavras 4 páginas
Sistemas Radiantes

Os sistemas de aquecimento radiante mais modernos geralmente são instalados nas edificações construídas sobre uma fundação de laje de concreto. Uma rede de tubulações imbutidas de água quente ou fria é colocada sob a superfície da laje de concreto. Quando o concreto é aquecido ou resfirado pelas tubulações, ele aquece ou resfria o ar que entra em contato com a superfície do piso. A laje não precisa esquentar ou resfriar muito. Basta que ela entre em contato com o ar para aquecê-lo ou resfriá-lo por toda a casa. Esses sistemas podem depender da gravidade ou de uma bomba circuladora para circular a água aquecida do exaustor para os radiadores e convectores. Um sistema que usa uma bomba, ou circulador, é chamado de sistema hidrônico.
Os sistemas de aquecimento por superfícies radiantes alcançam uma temperatura confortável e uniforme, com apenas metade da temperatura de aquecimento da água em relação aos radiadores convencionais. Água aquecida a 35 graus é suficiente para que os sistemas de aquecimento por piso, parede ou teto radiante proporcionem calor confortável ao ambiente. Esta baixa temperatura faz do sistema de aquecimento por superfícies radiantes o parceiro ideal da tecnologia de bomba de calor. Pois bombas de calor funcionam melhor e mais economicas, se elas não precisam aquecer mais a água ou somente um pouco. O mesmo também se aplica a um sistema de aquecimento suportado por energia solar.

Graças as baixas temperaturas da água, necessárias para o funcionamento do sistema de aquecimento por superfícies radiantes, as bombas de calor podem funcionar de forma muito eficaz. A água aquecida passa centralmente para um distribuidor do circuito de aquecimento. Este, está localizado em um lugar discreto, ou na parede ou em um armário baixo. Aqui ocorre a distribuição da água quente de acordo com a necessidade. O proprietário mesmo determina a temperatura desejada em cada ambiente com termostátos de ambiente de fácil manuseio. Estes

Relacionados