SISTEMAS DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA NO SEMIÁRIDO

4486 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Disciplina: Técnicas de convivência com o semiárido
Professor: Severino Pereira

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA NO SEMIÁRIDO

Giselda Alves dos Santos

Areia, PB
2013
1. INTRODUÇÃO

As regiões áridas e semiáridas representam 55% das terras do mundo. O semiárido brasileiro ocupa cerca de 10% do território nacional e ao redor de 70% da área da região Nordeste, além do norte de Minas Gerais. A região é heterogênea, tendo como fatores marcantes o clima, o solo, a vegetação, bem como as características socioeconômicas decorrentes, em grande parte, de fatores fisiográficos e antrópicos, segundo Araújo Filho (1992), o que representa uma grande vantagem para a diversidade dessa região.
A produção animal tem se constituído, ao longo do tempo, em uma das principais atividades econômicas, desempenhando um papel importantíssimo no sistema agropecuário. Em função das condições ambientais do semiárido, o uso de algumas espécies vegetais já adaptadas ao semiárido é inserido com o viés de minimizar a escassez de forragens na estação seca.
A palma se consolidou, no semiárido nordestino, como forrageira estratégica, sendo fundamental nos diversos sistemas de produção animal, no entanto, é uma planta de enorme potencial produtivo e de múltiplas utilidades, podendo ser usada na produção de medicamentos, cosméticos e corantes, na conservação e recuperação de solos, cercas vivas, paisagismo, além da alimentação humana e de uma infinidade de usos. A planta é mais explorada e distribuída nas zonas áridas e semiáridas do mundo, contudo sua real dimensão produtiva ainda não foi plenamente conhecida no Nordeste.
A maior área de palma forrageira no Nordeste se concentra no agreste e sertão dos estados de Alagoas e Pernambuco. Segundo dados do IPA (2001), cultivos bem conduzidos de palma forrageira produzem uma biomassa

Relacionados