Sistemas de produçao

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
SISTEMAS DE PRODUÇAO

O grande desafio na indústria nos dias atuais é conseguir produzir cada vez mais com mesma capacidade produtiva e com qualidade superior.
Para garantir que as empresas sejam eficientes e eficazes, ela precisa se organizar da melhor maneira possível, e uma das coisas mais importantes numa organização que visa lucros é um sistema de produção mais eficiente para o seu tipode estrutura, que vise organizar seus órgãos e realizar suas operações de produção.
A indústria tem como desafio encontrar o método, técnica, sistemas de filosofias de manufatura com o objetivo de alcançar vantagens competitivas frente ao mercado, aliando produtividade com flexibilidade.

1. METODOS

Muitos sistemas informatizados foram fundamentados em um dos três métodos abaixo relacionados.• Filosofia tradicional (deu origem ao sistema MRP II);
• Teoria das restrições (deu origem ao sistema OPT);
• Sistema Toyota de produção (deu origem ao sistema Just-in-time).
Para a escolha de um sistema produtivo, devem-se avaliar essencialmente os seguintes critérios:
• Agregação de valor – o cliente devera estar disposto a pagar por um produto e pela qualidade do mesmo;
• Inovação – teruma atenção redobrada na redução de custos e melhoria da qualidade.

1.1 FILOSOFIA TRADICIONAL

Esta baseada na administração da produção na concepção “Fordista”, onde as tarefas e maquinas são especializadas nas linhas de montagem dedicadas.
Este sistema tem características bastante marcantes, segundo SLACK (1993)
a) admite a constituição de estoques – para incentivar a produção degrandes lotes, com a idéia de diluição de custos fixos relacionados ao set-up, com isso acarreta grandes lotes intermediários entre os processos;
b) planejamento e controle externos ao sistema de produção – a tendência é gerenciar através de sistemas que planejam, controlam e supervisiona todos os recursos da empresa, centralizando tarefas e isentando os trabalhadores da responsabilidade;
c)necessidade de Mao de obra especializada e pouca flexibilidade funcional;

1.2 TEORIAS DAS RESTRIÇOES (TOC)

Foi desenvolvida pelo físico Eliyohu M. Goldratt, que esta baseada na aplicação de princípios científicos e raciocínio lógico. Em um conjunto de princípios básicos, alguns processos simples (perguntas estratégicas, passos para focalizar, efeito-causa-efeito), ferramentas lógicas (o processo doraciocínio lógico).
Segundo Goldratt (2003), o TOC foi concebido para auxiliar organizações e alcanças seus objetivos continuamente.
Oferecendo assim, princípios, idéias, ferramentas e processos para ajudar a responder três questões fundamentais:
1) O que mudar? (para que)
2) Para que mudar? (porque)
3) Como causar a mudança? (de que forma)
Esta teoria, basea-se que um sistema de produção éformado por um conjunto de variáveis dependentes, onde poucas coisas realmente influenciam os resultados. Seria como uma corrente, onde o elo mais fraco determina o desempenho (resistência) da corrente.
Para gerenciar as restrições precisam-se definir cinco passos:
1) Identificação das restrições;
2) Decidir como explorar as restrições;
3) Subordinar todo sistema de às restrições;
4) Elevarrestrições do sistema;
Se nos passos anteriores uma restrição for quebrada, volte ao passo um, mas não deixe que a inércia se torne uma restrição do sistema.
A teoria das restrições esta sendo aplicada com sucesso a diversos contextos; manufatura, logística e distribuição de cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos, marketing e vendas, contabilidade, prestação de serviços, tecnologia deinformação, engenharia de software, saúde, educação, vida pessoa, etc. E também serve de excelente ponto de partida para outras metodologias de gerenciamentos.

1.3 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇAO OU LEAN MANUFACTURING

Este sistema começou a ser desenvolvido no Japão em 1950, por um jovem engenheiro japonês chamado Eiji Toyoda, sua família tinha fundado a Toyota em 1937. Depois de uma visita a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de produção
  • Sistema de produção
  • Sistemas de produção
  • Sistemas de produção
  • sistema de produção
  • Sistema de produção
  • Sistema de produção
  • sistemas de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!