sistemas de produção

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
SISTEMAS PRODUTIVOS
Disciplina: Introdução a Engenharia de Produção
PROFESSOR: Juliana KurekACADÊMICOS: Cristofer Antunes, Diego Satre dos Santos, Maximilian PereiraCarazinho, Junho de 2013Introdução
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados queinteragem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final. Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
A seguir poderemos observar a evoluçãonos meios de produção buscando compreender a transformação da materia-prima em produto final, identificando os modos, modelos e sistemas de produção.

Conceito
Um sistema pode ser definido como: um conjunto de partes interagentes e interdependentes, ou seja, dinamicamente inter-relacionados, que, juntos, formam um todo unificado, e que efetuam uma atividade ou função para atingir um ou maisobjetivos ou propósitos (finalidade do sistema).
Os sistemas são compostos de entradas (inputs), processo de transformação, saídas (outputs) e de um subsistema de retroalimentação / realimentação / feedback sobre todo o sistema.
Ao se estudar um sistema, deve ser estabelecer qual o sistema a ser considerado, ou seja, o foco de estudo: uma empresa como um todo; um procedimento; um setor da empresa.Os sistemas são formados de sub-sistemas e fazem parte de um sistema maior, denominado ambiente, meio ambiente, meio externo, meio ou entorno do sistema.

3. Modos de Produção
Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, na sua interação, num certo estádio de desenvolvimento.
3.1 - O modo de produção primitivo foidesenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento, eram nômades, caçavam, pescavam e dividiam os alimentos entre sua tribo.
Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a idéia de classes sociais.
Com advento da agricultura, os homens começaram a ter noção de território, se tornaramsedentários, e assim sendo, surgiu toda uma divisão de trabalho: uns plantavam, outros trabalhavam nos moinhos, e alguns teriam de defender as terras de outros que também queriam poder usá-las, formando os primeiros exércitos.
Com essa nova estruturação de sociedade surgiram as classes sociais, as lutas entre tribos, e nessas lutas, os perdedores começaram a virar escravos, aumentando mais ainda a noçãode classes superiores e inferiores.
Essa nova forma de organizar a sociedade estava centrada na figura de um rei-imperador, que exercia seu poder absoluto através da legitimação da graça divina, ou seja, o próprio deus lhe concedeu a autoridade, portanto, detinha poderes divinos.
Essa nova forma de divisão dos modos de produção é denominada de modo de produção asiático, pois ocorreu nos impériosdo Oriente Médio antigo, como Egito, Babilônia, Assíria e também na América Pré-Colombiana.
Hoje em dia, o modo de produção primitivo encontra-se quase que completamente extinto3.2 - O modo de produção asiático, que teria início em 2500 a.C., na Idade Antiga (antiguidade), caracteriza os primeiros estados surgidos na Ásia Oriental, Índia, China e Egito
. A agricultura, base da economia dessesestados, era praticada por comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam submetidos a um regime de trabalho compulsório. Na verdade, esses camponeses (ou aldeões) tinham acesso à coletividade das terras de sua comunidade, ou seja, pelo fato de pertencerem a tal comunidade, eles tinham o direito e o dever3.3 - O modo de produção escravista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de produção
  • Sistema de produção
  • Sistemas de produção
  • Sistemas de produção
  • sistema de produção
  • Sistema de produção
  • Sistema de produção
  • sistemas de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!