Sistemas de informações gerenciais

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Tomada de decisão e sistemas de informação
Uma das principais contribuições dos sistemas de informações tem sido melhorar a tomada de decisão, seja no caso de indivíduos ou grupos. A tomada de decisões costumava limitar-se à diretoria. Hoje funcionários de níveis mais baixos são responsáveis por algumas dessas decisões, na medida em que os sistemas de informação tornam as informações disponíveispara níveis mais básicos da empresa.
Tipos de decisão
Em uma organização existem diferentes níveis de decisão. Cada um desses níveis tem diferentes necessidades de informação para apoiar suas decisões e é responsável por diferentes tipos de decisão. Podemos classificar as decisões em:
Decisões não estruturadas: o responsável pela tomada de decisão deve usar de seu bom senso, sua capacidade deavaliação e sua perspicácia na definição do problema. Não existem procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para toma-las.
Decisão estruturada: são decisões repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratados como se fossem novas.
Decisão semi-estruturada: neste caso, apenas uma parte do problema tem uma resposta clara e precisa, porisso podemos aplicar os dois tipos de decisão vistos anteriormente.
O processo de tomada de decisão
Existem quatro estágios no processo de tomar decisões;
Inteligência: consistem em descobrir, identificar e entender os problemas que estão ocorrendo na organização;
Concepção: envolve a identificação e investigação das várias soluções possíveis para o problema;
Seleção: consiste em escolher umadas alternativas de solução;
Implementação: consistem em fazer funcionar a alternativa escolhida e monitorar a medida que ela está funcionando.
O que fazer quando a solução escolhida não funciona?
A figura abaixo mostra que é possível voltar ao estágio anterior no processo de tomada de decisão e repeti-lo, se necessário.

História dos Sistemas de Apoio à Decisão

Quando falamos deSistemas de Apoio à Decisão (SAD), fica implícita a ideia da tecnologia dos computadores. Com o surgir dos computadores, surgiram também modelos lógico matemáticos para programar estas máquinas complexas.
Foi no início dos anos 60 que começaram os estudos sobre a utilização de modelos quantitativos computorizados para o apoio à decisão.

Conforme se pode confirmar pelo artigo publicado pelo MestrandoRui Norte no seu Blog, os modelos e tecnologias caminharam lado a lado, até que, em 1964, surgiu o sistema SIG, por intermédio da IBM. Este Sistema de Informação de Gestão, fornecia aos gestores relatórios periódicos e estruturados sobre dados contabilísticos e processos de transações. Não havia a possibilidade de interação entre o sistema e o gestor, para apoiar a tomada de decisão.

Aevolução dos sistemas de apoio à decisão depressa se libertou desta estruturação rígida e caminhou no sentido não estruturação dos SAD.

Após o aparecimento dos Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR), nos anos 80, surgiram os primeiros EIS. Os Executive Information Systems (EIS) eram essencialmente interfaces com informação predefinida de apoio à decisão, que os gestores tipicamentequeriam ver posta num formato visual intuitivo.

No início dos anos 90 surgem as primeiras soluções de Data Warehousing e OLAP, como resposta às limitações dos EIS, permitindo aos SAD, uma faceta de interação entre o utilizador e o sistema, que até então não era possível.
Através deste método de consulta e análise, os utilizadores podem proceder autonomamente nas suas consultas e relatórios.Definição de Sistema de apoio á decisão
Os sistemas de apoio a decisões (SAD) são tecnologias fundamentais para a evolução da tomada de decisão. As empresas estão dentro de uma nova realidade empresarial em que suas atividades empresariais e as necessidades dos clientes estão em constante evolução, o que torna as decisões um fator de extrema importância.
Os sistemas de apoio à decisão (SAD)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informações gerenciais
  • Sistemas de Informações Gerenciais
  • Sistemas de informações gerenciais
  • Sistemas de informações gerenciais
  • O Sistema de Informações Gerenciais
  • SIG
  • sistema de informações gerenciais
  • Sistema de informações Gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!