Sistemas de informação

358 palavras 2 páginas
CAPITULO 06 Ambiente externo
Analise de Ambiente Externo é essencial para a formulação de uma plano estratégico de uma empresa, a analise orienta o planejamento á tomar providencias imediatas quanto ao aproveitamento das oportunidades ou para evitar conseqüências negativas das ameaças.
Tendências: são as variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistentes que podem afetar de forma leve ou profunda os negócios ou as atividades da instituição, se deus clientes, de seus concorrentes, de seus fornecedores ou da sociedade em geral.
Descontinuidades: São mudanças bruscas no ambiente externo á organização que ocorrem em curtíssimo espaço de tempo, como uma revolução, uma mudança de governo, uma explosão, um terremoto, um choque de trens, ou a morte repentina de uma pessoa importante.
Efeito gatilho: as mudanças lentas que provocam descontinuidades repentinas podem gerar grandes oportunidades ou grandes perdas para o setor e para a organização, esse fenômeno se chama efeito gatilho.
Oportunidades: são fatores externos previsíveis para o futuro que se ocorrem, afetarão positivamente as atividades da empresa Ex. aumento da terceirização, digitalização de processos, e automatização.
Ameaças: são fatores externos previsíveis para o futuro que afetam negativamente as atividades da empresa. Ex; privatização, uso progressivo da internet...

CAPITULO 08 – Ambiente Interno

Pontos cegos: são situações em que os outros vêem que estamos enfrentando um problema grave e nós mesmos não percebemos, causado pela falta de cultura de analise de problemas e a solução é a implantação de uma cultura voltada para resolver e aperfeiçoar continuamente o que esta afligindo a organização, identificando os pontos fracos.
Pontos fracos: são características negativas na instituição que prejudicam no cumprimento do seu propósito.
Pontos fortes: são aquelas características positivas de destaque na instituição que a favorecem no cumprimento do seu propósito.
Pontos a

Relacionados