Sistemas de informação

Páginas: 30 (7337 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Ciência da Informação - Vol 24, número 2, 1995 - Artigos

A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento
Mônica Erichsen Nassif Borges
Resumo
Este artigo é uma revisão de literatura que aborda questões relativas ao paradigma da sociedade do conhecimento e a informação como agente de profundas transformações no ambiente organizacional pela consolidação deprodutos, serviços e sistemas de informação. Apresenta as características da sociedade do conhecimento que afetam diretamente às empresas, hoje interpretadas como organismos sociais inteligentes, bem como aos tomadores de decisão, que precisam lidar com um ambiente cada dia mais instável . Aborda ainda o papel da informação como agente detonador de mudanças na economia, na política, no processoprodutivo e até nas relações de trabalho, o que tem imposto às empresas a necessidade de maior organização, competência e agilidade decisória. Em vista disso, o processo decisório é apresentado a partir de suas etapas básicas, enfatizando-se sua característica de fenômeno essencialmente informacional. Discute-se também o comportamento dos tomadores de decisão frente a situações de incerteza, nas quaisse torna imprescindível o acesso à informação de forma rápida e precisa, requisitos esses essenciais ao que se denomina “inteligência empresarial”. Finalizando, apresenta-se uma estrutura de funcionamento dos serviços de inteligência empresarial, ressaltando-se ser essencial o conhecimento das necessidades de informação dos tomadores de decisão, no sentido de se planejar e implementar produtos,serviços e sistemas de informação em consonância com o ambiente organizacional.

Palavras-chave
Sociedade do conhecimento; Sistemas e serviços de informação; Tomada de decisão; Mudança tecnológica

A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O NOVO MODELO ORGANIZACIONAL A compreensão do conceito de sociedade do conhecimento passa necessariamente pela análise dos processos de transformação que vêm ocorrendona economia, na política e na cultura. É o que Naisbitt & Aburdene17 definem como megatendências: (...) “grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, influenciam-nos por algum tempo”. As principais megatendências que se definem no momento atual são o deslocamento do paradigma de sociedade industrial para sociedade da informação,de economia nacional para economia mundial, de centralização para descentralização. Destaca-se ainda a questão política que modela a nova civilização, reconhecendo-se que os problemas mais urgentes do mundo – a comida, a energia, o controle das armas, a pobreza, a ecologia, o colapso da comunidade urbana, a necessidade de trabalho produtivo e compensador, dentre outros fatores – não podem mais serresolvidos dentro da estrutura da ordem industrial22. Acontecimentos como a formação de blocos econômicos (Comunidade Econômica Européia, Mercosul, Nafta, e outros), a dissolução do bloco comunista, a consolidação de potências tecnológicas, a interação dos diferentes mercados financeiros pressupõem uma nova orientação econômica internacional, com fortes reflexos sobre a economia local dosdiferentes países. Esse processo tem como pano de fundo a sofisticação das tecnologias de informação que rompem limites de tempo e distância, transpondo barreiras sociais, culturais e políti-cas,tornando o mundo mais integrado.

O momento é de negar os princípios da era industrial, provocando o abalo de teorias já consolidadas. Nesse contexto de crise, desenvolve-se o conceito de sociedade doconhecimento como novo paradigma sócio-econômico. Surgem questionamentos e polêmicas no âmbito das ciências econômicas, uma vez que os modelos conceituais vigentes – taylorista, fordista, materialismo histórico –, não se adequam a essa nova orientação econômica, totalmente diversa da ideologia e princípios que fundamentam a sociedade industrial. “Economistas redescobrem a obra de Joseph Schumpeter, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Segurança na Informação
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação,suporte e informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Sistema de informação
  • Sistemas de informação
  • Sistema de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!