Sistemas de informação

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]



INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE TERESINA- IEST
UNIDADE: IEST
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
PROFESSORA: SIMONE SAMPAIO


AULA 1

1. INTRODUÇÃO:

Nos dias de hoje, quando andamos pela cidade, percebemos um grande movimento no comércio. Centenas de pessoas enchem as lojas, despertando um contentamento enorme nos vendedores. Os compradores estão contentes, pois as lojasoferecem uma infinidade de produtos, desde roupas de todos os tipos até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, de modo a satisfazer a todos os gostos.
Veja que essa variedade de bens a satisfazer a vontade do consumidor mais exigente e mais rico ao menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que são milhões de produtos que milhares de pessoas podem comprar e compram todos osdias. Essa cena pode ser vista em qualquer cidade do Brasil e do mundo.
É bom lembrar que a disciplina Economia e Mercado, que ora estamos iniciando, se interessa, em grande medida por essas coisas ditas comuns. No século XIX, Alfred Marshall (influente economista) disse que a Economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade. Por negócios comuns, podemos entender as cenascomuns da vida econômica. Hoje, a Economia continua estudando e tentando entender como esses negócios comuns funcionam: como funciona nosso sistema econômico? Quando e por que o sistema econômico entra em crise, ocasionando mudanças de comportamento das pessoas e empresas?
Etiologicamente, a palavra “economia” vem dos termos gregos oiko (casa) e nomos (norma, lei, organização ou administração), epode ser compreendida como “administração da casa”.
Em síntese, pode-se dizer que a Economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
Pense como uma família toma decisões no seu dia a dia: quais tarefas cada membro deverá desempenhar, e o que cada um deles vaireceber em troca? Quem vai preparar o almoço e o jantar? Quem vai lavar e passar? Qual aparelho de TV vai ser comprado? Qual carro vai ser adquirido? Onde passar as férias de final de ano? Quem vai? Onde vai ficar?
Segundo Mankiw (2005, p.3), “[...] cada família precisa alocar seus recursos escassos a seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um”.2. CONCEITO DE ECONOMIA:


A Economia faz parte de uma ciência maior, denominada ciências sociais. Ela estuda a ação do homem envolvendo, essencialmente, o processo de produção, a geração e a apropriação de renda, o dispêndio e o processo de acumulação, ou seja, estuda a organização e funcionamento do homem na sociedade.
Essa ciência se preocupa com grandes temas que interferem deuma ou de outra maneira na vida do homem. Dentre eles temos: escassez de recursos, emprego, produção, trocas, valor, moeda, preços, mercados, concorrência, remunerações, agregados, transações, crescimento, equilíbrio, organização. Tais temas fazem parte da vida do homem e representam o campo de estudo da ciência econômica.
Na medida que novas preocupações de ordem econômica vão surgindo , oconceito de economia vai evoluindo.
“ a economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as limitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”
ROSSETTI
3. RECURSOS PRODUTIVOS:

Os recursos produtivos ou fatores de produção representam os recursos disponíveis que, combinados, sãodirecionados para produção de bens e serviços para o atendimento das necessidades da população. São eles:
a) Terra: constitui a base sobre a qual se exercem as atividades dos demais recursos de produção. As reservas naturais, renováveis ou não, o solo usado para agricultura ou pecuária, assim como o que se constrói sob o solo como casas, prédios, estradas. É a partir da interação com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Segurança na Informação
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação,suporte e informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Sistema de informação
  • Sistemas de informação
  • Sistema de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!