Sistemas de informação nos ctt

Páginas: 21 (5219 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE COIMBRA



“Sistemas de Informação nos CTT”
Licenciatura em Gestão de Empresas

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO

Docente: Dr.º Pedro Maranha

Joana Quaresma – nº 10094
Susana Godinho – n.º 10744
Tiago Aguiar – n.º 10736

Coimbra
Maio 2012

ÍNDICE

Introdução 3
1. Sistema de Informação 4
2. História dos CTT –Correios de Portugal 5
2.1 Visão da Empresa 6
2.2 Missão da Empresa 6
2.3 Evolução Cronológica dos CTT 7
2.4. Serviços oferecidos pelos CTT 8
3 Loja Virtual 10
3.1 Conceito 10
3.2. Vantagens 10
3.3 Desvantagens 11
3.4. Como é feito o pagamento em uma loja virtual? 11
3.5. Quais os seus serviços? 12
4 “Estação de correios do futuro” 13
4.1 Vantagens e Desvantagens 144.2 Reacções do mercado 14
Curiosidades 15
Conclusão 16
Bibliografia 17

INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação têm evoluído ao longo dos tempos e têm vindo a informatizar-se cada vez mais. Para tal o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra percebeu que era fundamental incluir na sua oferta curricular uma unidade curricular que pudesse abordar a evolução dos sistemasde informação. Logo este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Sistemas de Informação de Gestão e tem como objectivo abordar o sistema de informação dos
CTT – Correios de Portugal.

A escolha deste tema deve-se ao facto de esta ser uma grande organização que tem os seus próprios sistemas de informação e através deles auxilia muitas vezes os sistemas de informação de diversasentidades. Pois é através dos CTT que se dá o fim da linha dos canais de distribuição entre a entidade emitente e a entidade receptora.

Os CTT são uma organização que têm vários sistemas de informação e como tal era impossível aprofundar todos esses sistemas, por isso este trabalho vai focar-se na Loja Virtual e descreverá quais os serviços que estão associados. Para além disso é fundamental abordara “loja do futuro”.

Os sistemas de informação tem vindo a evoluir de ano para ano e os CTT desde 1520 têm estado sempre a aprofundar os seus conhecimentos nessa temática para poder corresponder às expectativas dos seus clientes e colaboradores. A tecnologia é a grande responsável por essa evolução, pois é através dela que os sistemas de informação têm aprofundado e melhorado a sua capacidadede ajudar os seus utilizadores.

1. Sistema de Informação

O sistema de informação pode ser definido como o conjunto de componentes inter-relacionados que servem para processar, armazenar e distribuir informações com o objectivo de facilitar o planeamento e o controlo das organizações. O sistema de informação das organizações pode estar subdividido em subsistemas internos e que podemainda conter o meio ambiente externo.

Ao longo dos anos os sistemas de informação têm sofrido alterações e evoluindo de acordo com as necessidades dos seus utilizadores. Esses mesmos sistemas têm vindo a ser cada vez mais automatizados, pois através da inteligência artificial os sistemas ficaram mais complexos mas gerando uma maior eficácia.

A dimensão das organizações é um factor decisivo naescolha do sistema de informação a utilizar, pois é um recurso muito importante e por vezes indispensável tanto para o nível interno como externo da organização.

O sistema de informação deve canalizar a informação adequada para cada nível de responsabilidade da empresa, ou seja para o nível estratégico (planeamento a longo prazo), nível táctico (supervisão e planeamento das actividades) e parao nível operacional (actividades diárias).

Um sistema de informação para ser eficaz deve de ter em atenção o seguinte:

2. História dos CTT – Correios de Portugal

As origens dos CTT remontam a 1520, ano em que o Rei D. Manuel I criou o primeiro serviço de correio público de Portugal.
Os modernos CTT têm origem na fusão das Direcções-Gerais dos Correios e dos Telégrafos num único...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da Informação e Sistema da Informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Segurança na Informação
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação,suporte e informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Sistema de informação
  • Sistemas de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!