Sistemas de InfoAdministração do Capital de giro, Orçamento e Fluxo de Caixa

543 palavras 3 páginas
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E FLUXO DE CAIXA

PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTÃO DISCURSIVA 1

1 As garantias dão mais segurança e reduzem os riscos nas vendas a crédito ou nas operações de crédito junto a bancos. Elas representam o comprometimento de outras pessoas, físicas ou jurídicas, pela divida assumida ou a definição de bens, que podem ser móveis ou imóveis, que responderão pela divida caso o devedor não consiga pagá-la. Existem dois tipos de garantias, as pessoais ou fidejussórias e as garantias reais. Cite os quatro tipos de garantias reais mais usadas no mercado, dando um exemplo de cada uma delas.

As garantias reais mais utilizadas no mercado são: Caução, Alienação fiduciária, Penhor mercantil e hipoteca, segue explanação quanto as mesmas:

Caução – É a garantia instituída sobre créditos, sendo o objeto da garantia o direito do garantidor representado pelo título de credito e não pelo titulo em si. Este tipo de garantia é mais utilizado em locações de imóveis, onde o proprietário estipula o valor a ser dado como segura – caução, com base no valor mensal do aluguel e despesas, valor este que poderá ser devolvido integralmente, caso não haja avarias no imóvel após a rescisão do contrato de locação.

Hipoteca – É uma garantia sólida de bens de maior significado econômico, que são os bens imóveis. Onde o bem hipotecado permanece na posse do devedor (hipotecante), o qual possui a livre disposição desses bens, podendo aliená-los novamente, porém o devedor hipotecante não pode colocar em risco o bem hipotecado ou provocar sua deterioração. No caso de compra de maquinário agrícola com valor monetário expressivo, o banco solicita ao micro empreendedor a hipoteca de um imóvel em garantia do pagamento do valor empregado na compra.

Alienação fiduciária – É um contrato que tem a finalidade de garantir o cumprimento de uma obrigação. O devedor transfere como garantia a propriedade da coisa para o credor, continuando, porém, na

Relacionados