Sistemas de gestão ambiental no porto

Páginas: 28 (6939 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM PORTOS: AÇÕES, MODELOS E ENTIDADES ENVOLVIDAS




Trabalho apresentado no curso de graduação a Universidade Metropolitana de Santos, Faculdade de Ciências Administrativas, Comercias, Contábeis e Econômicas, curso de Administração com ênfase em Logística.

Professora: Camila Papa Lopes



SANTOS
2013
Introdução

A gestão ambiental é um conjunto deprogramas e práticas administrativas e operacionais voltados à proteção do ambiente e à saúde e segurança de trabalhadores, usuários e comunidade. Apesar dessa abrangência e importância, e de
ser um diferencial competitivo em vários setores da economia, a gestão ambiental
ainda é pouco aplicada no sistema portuário brasileiro (porto e retroporto) e, segundo Porto e Teixeira (2002), ainda “há muitopor fazer para incorporar a visão ambiental no dia-a-dia do porto”.
O processo de reformas do setor portuário, deflagrado pela Lei de Modernização dos Portos (Lei no 8.630/93), que constituiu o chamado “novo modelo portuário brasileiro”, não contemplou de forma decisiva a questão ambiental. Por não ser considerada um fator estratégico na grande complexidade das reformas pretendidas, a dimensãoambiental entrou no sistema pela via judicial, geralmente resultante de demandas do Ministério Público. Como conseqüência, mesmo passados tantos anos da promulgação da Lei de Modernização dos Portos, poucas autoridades portuárias têm unidades ambientais adequadamente estruturadas, com pessoal qualificado e em número suficiente, orçamento próprio e políticas consistentes e continuadas. Da mesmaforma, poucas empresas privadas do sistema portuário tratam as questões ambientais no âmbito do planejamento, como uma estratégia proativa, que reduz custos e diminui impactos ambientais, evitando as ações de comando e controle que são reativas, dispendiosas e ineficazes em termos socioambientais. Ao contrário, em muitos casos tais preocupações são ainda restritas ao setor jurídico, visando ocumprimento da exigente legislação ambiental.
No entanto, é preciso ir além, abandonando de vez a postura defensiva e reativa, pois nada é mais “moderno” do que ser proativo, antecipar-se aos problemas. Como a proatividade também é uma característica da gestão ambiental, por qual motivo o sistema portuário nacional ainda não aderiu a essa modernidade? Uma das explicações pode estar no fato de que agestão ambiental provoca mudanças profundas, tanto estruturais quanto culturais, que definem um novo modus operandi portuário.
Assim, para se fazer gestão ambiental é essencial preparar-se, qualificarse,
investir, mudar estruturas, processos e rotinas. É por isso que do ponto de
vista dos empreendedores, geralmente preocupados com o lucro imediato, a gestão ambiental sempre foi identificada comocusto adicional. No entanto, essa lógica vem sendo superada por outra, que identifica a preservação ambiental como fator de vantagem competitiva sustentável, especialmente quando somada às ações de responsabilidade social corporativa.
As agendas ambientais somadas às comerciais corroboram as idéias de
Michael Porter e Class Van der Linde (1995, apud Young e Lustosa, 2001), os
quais avaliam que ainovação tecnológica influencia os custos e diferencia os produtos, determinando a vantagem competitiva de um concorrente sobre os demais. Assim, a regulamentação ambiental, que tem sido considerada um fator que afeta a competitividade das empresas e dos países (visão tradicional), também pode ser um fator que a impulsiona (abordagem revisionista). De acordo com a visão tradicional, que aindaprevalece em muitos setores, as medidas de controle ambiental são barreiras ao desenvolvimento, pois demandam custos elevados de adaptação, que se refletem nos preços dos produtos e serviços, reduzindo a competitividade das empresas. Já a abordagem revisionista, também denominada “hipótese de Porter”, considera que a imposição de padrões ambientais estimula a busca de inovações tecnológicas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Ambiental
  • sistema de gestão ambiental
  • Sistema gestão ambiental
  • Sistema de gestão ambiental
  • sistema gestao ambiental
  • Sistema de Gestão Ambiental
  • Sistemas em Gestão Ambiental
  • sistema de gestão ambiental da mitsubish

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!