Sistemas de Gerenciamento de Banco de D hellip

5949 palavras 24 páginas
INTRODUÇÃO
No início da década de 70, com o intuito de facilitar a programação de banco de dados, foi criado os primeiros SGBD, que são um aglomerado de programas de computador responsáveis pela administração de uma base de banco de dados, sendo estes muito caros e de difícil usabilidade. Devido a esta problemática na década de 80 houve uma considerável redução nos preços dos softwares o que levou a uma dominação do mercado. Posteriormente a utilização de banco de dados com a finalidade de ligar os diferentes setores de uma organização, como uma visão global, além do fácil manuseio, ocasionou os sistemas de gerenciamento de banco de dados atuais que permitem trabalhar com diferentes setores em um único sistema, o que ficou conhecido como banco de dados distribuído.
Atualmente, os sistemas de gerenciamento de banco de dados são ferramentas indispensáveis quando falamos em gerenciamento de informações, pois esses proporcionam uma melhor e mais rápida análise do banco de dados, um espaço onde elementos e informações estão instalados de forma organizada. Com a acessibilidade e disponibilidade dos bancos de dados o SGBD ganha maior relevância, com isto observamos um aprimoramento deste sistema, podendo ser divido conforme suas gerações ao longo do tempo: 1ª Geração: Uso do sistema gerenciador de banco de dados com processamento de dados em arquivos independentes, resultando na problemática da redundância e na inconsistência de dados.
2ª Geração: Através dos defeitos apresentados na 1ª geração, houve a modificação de processamento de banco de dados independentes para integrados, assim eliminando redundância e inconsistência dos dados, porém esta geração apresentou problemas com a modelagem de dados gerando aplicações complexas.
3ª Geração: Através do processamento da informação surge a criação do modelo Semântico (TST) e dos paradigmas: dados passam a ser formatados, banco de dados independentes, sistema de banco de dados abertos, fechados e determinísticos.

Relacionados

  • Trabalhos
    5661 palavras | 23 páginas