Sistemas De Estruturas

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Sistemas de Estruturas
Um sistema estrutural deve ser elaborado de tal forma que seja capaz de suportar e controlar seu próprio peso e capaz também de receber outras ações (cargas). A essência deste processo não é somente a de receber estes carregamentos, mas que seus elementos sejam capazes também de transmitir estas cargas internamente. Sem esta capacidade de transferir e descarregar ascargas, um elemento não poderá suportar, nem mesmo o carregamento permanente da edificação (peso próprio + outras cargas que sempre existirão na vida útil da estrutura) ou tão pouco as ações acidentais (carga de utilização, vento ou dinâmicas). “Fluxo das Cargas” é o caminho natural que cargas devem percorrer um sistema estrutural. Este fluxo de cargas não terá problema desde que a estrutura tenha umaforma que permita com que as cargas atuantes sigam um caminho natural e mais curto até seu ponto de descarga, a terra. O problema ocorrerá quando estas cargas não seguem um caminho direto, mas tem que acomodar certos desvios. Sendo assim, projetar uma estrutura é uma técnica de desenvolver um sistema que o fluxo de cargas coincida ou pelo menos se aproxima da forma delineada da edificação noprojeto arquitetônico. É uma tarefa de converter a imagem das forças atuantes através do material estrutural em uma nova imagem de forças de igual potencia, seja através da modificação da forma, seja através de reforço do material estrutural, ou ainda através da adição de uma nova estrutura.





Massa Ativa
São formados basicamente por elementos lineares de material resistentes a solicitações decompressão, tração e flexão. Esses elementos, as vigas, são capazes de resistir a forças perpendiculares ao seu eixo e transmiti-la lateralmente ao longo do mesmo até aos seus extremos. A mudança da direção das forças é resultado da resistência da massa da seção, a tensões normais e de cisalhamento. Onde o momento externo é anulado pelo momento interno gerado pela deformação causada pela suaflexão.


 
Tipos:
Sistema de Viga

Sistema de Pórtico
Articulado
Completo
Painéis
   
Sistema de Viga e Laje(Grelhas)
Malha Quadrada
Malha Oblíqua

Estruturas Verticais

Estruturas que atuam principalmente por transmissão vertical de cargas: são os sistemas estruturais verticais. São formados basicamente por elementos sólidos rígidos que se estendem em sentido vertical, estabilizados contra esforçoslaterais e firmemente ancorados ao solo, podendo absorver cargas de planos horizontais, a uma grande altura do solo transmitindo as fundações. Devido a sua extensão em altura este sistema fica suscetível a forças horizontais, tornando a estabilização lateral essencial para as estruturas verticais. O sistema de reorientação das forças para estruturas verticais utiliza os sistemas de forma-ativa,vetor-ativo, massa-ativa e superfície-ativa, visto que os sistemas verticais não possuem mecanismo próprio, permitindo a combinação dos sistemas estruturais.

Sistemas de Transmissão de Cargas
Sistemas para Planta e Elevação
Sistemas de Reorientação de Forças Horizontais

Vetor Ativo

São formados basicamente por elementos curtos, sólidos e em linha reta. Estes elementos lineares devido a suapequena seção ao seu comprimento acabam transmitindo apenas forças na direção do seu comprimento, possuindo apenas esforços normais de tração e compressão. Através de uma montagem triangular dos elementos, a composição torna-se estável com um sistema com juntas articuladas, onde as ações externas são divididas em várias direções por duas ou mais peças. CARACTERÍSTICAS – VETORES ORGANIZADOS EM MONTAGENSDE PEÇAS TRIANGULARES.

Estrutura Deslocável Estrutura Indeslocável


          
Através deste mecanismo que podem mudar as direções das forças e transmiti-las as cargas a longas distâncias sem apoios intermediários. A mudança de direção das forças não deve necessariamente ocorrer em um único plano, a decomposição pode ser também efetuadas em curvas, como em direções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas estruturas
  • estrutura sistema
  • Sistemas estruturas
  • Estrutura do sistema financeiro nacional
  • A estrutura do sistema de ensino no brasil
  • Estrutura e função do sistema linfático
  • ESTRUTURA GERAL DO SISTEMA EDUCACIONAL
  • Regenerador E Estrutura De Um Sistema Digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!