Sistemas de domínio

Páginas: 16 (3819 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
CENTRO DE ENSINO ANHANGUERA
ARQUITETURA DE REDES


SISTEMAS DE DOMÍNIO, CORREIO ELETRÔNICO, WWW E REDES MULTIMÍDIAS








Introdução

A Camada de Aplicação é a camada mais próxima das aplicações do usuário, nela existe a necessidade de protocolos de suporte, a fim de permitir que as aplicações funcionem.
Podemos dizer que há três tipos geraisde questões relacionadas a esta camada: o paradigma Cliente – Servidor, endereçamento e tipos de serviços.
As duas primeiras se resumem basicamente quando o cliente faz uma requisição que é transmitida ao servidor através do protocolo HTTP. Para que este serviço seja feito é necessário o endereço do servidor como endereço de destino, assim como seu próprio endereço como endereço de origem. Oservidor recebe a requisição e a responde através do mesmo protocolo. Já os tipos de serviços são as aplicações disponíveis como o correio eletrônico, que permite que o usuário envie mensagens para outros usuários. O World Wide Web que é a parte multimídia da Internet possibilita a exibição de páginas de hipertexto, ou seja, documentos que podem conter todo o tipo de informação, sua invençãorevolucionou o mundo, trazendo mais usuários comuns para a Internet. E as redes multimídias, que na forma de áudio e vídeo atrai a atenção dos usuários com seus novos conceitos.

DNS (Sistema de nomes de domínio)
O sistema apelidado de Domain Name System (DNS) foi criado em Novembro de 1983 por Paul Mockapetris (RFC 882 e RFC 883), e seguidamente revisto em 1987 no RFCs 1034 e 1035. O DNS foi objeto denumeroso RFCs - conjunto de documentos de referência junto da Comunidade Internet e que descrevem, especificam, ajudam a aplicação, estandardizam e debatem a maioria das normas, padrões, de tecnologias e protocolos ligados à Internet e às redes em geral.
Este sistema propõe:
* Um espaço de nomes hierárquico que permite garantir a unicidade de um nome numa estrutura arborescente, como os/contents/unix/unix-fichiers.php3sistemas de ficheiros de Unix.
* Um sistema de servidores distribuídos que permite tornar disponível o espaço de nomes.
* Um sistema de clientes que permite "resolver" os nomes de domínios, isto é, interrogar os servidores para conhecer o endereço IP que corresponde a um nome.
Cada computador diretamente ligado à Internet possui pelo menos um endereço IPpróprio. Contudo, os utilizadores não querem trabalhar com endereços numéricos do tipo 194.153.205.26, mas com um nome de domínio ou endereços mais explícitos (chamados endereços FQDN) do tipo [pt.kioskea.net].
Assim, é possível associar nomes em linguagem corrente aos endereços numéricos graças a um sistema chamado DNS (Domain Name System).
Chama-se resolução de nomes de domínios (ou resoluçãode endereços) à correlação entre os endereços IP e o nome de domínio associado.

O Espaço de Nomes
A estruturação do sistema DNS baseia-se numa estrutura arborescente na qual são definidos domínios de nível superiores (chamados TLD, para Top Level Domains), ligados a um nó raiz representado por um ponto.
Chama-se "nome de domínio" a cada nó da árvore. Cada nó possui uma etiqueta (em inglês"label") de um comprimento máximo de 63 caracteres.
O conjunto dos nomes de domínio constitui assim uma árvore invertida onde cada nó está separado do seguinte por um ponto (“.”).
A extremidade de um ramo chama-se hóspede, e corresponde a uma máquina ou a uma entidade da rede. O nome de hóspede que lhe é atribuído deve ser único no domínio considerado ou, se for caso disso, no subdomínio. Porexemplo, o servidor web de um domínio tem geralmente o nome WWW.
A palavra "domínio" corresponde formalmente ao sufixo de um nome de domínio, isto é, o conjunto das etiquetas de nós de uma arborescência, com exceção do hóspede.

Os Servidores de Nomes
As máquinas chamadas servidores de nome de domínio permitem estabelecer a correspondência entre o nome de domínio e o endereço IP das máquinas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de Control Dominio no Tempo
  • Domínio do sistema de gerenciamento
  • Análise de um sistema no domínio do tempo e da frequencia
  • Analise Dominio no tempo sistemas de segunda ordem
  • Sistema termoelástico em domínio não cilíndrico com condições de fronteira mistas
  • dominios
  • dominio
  • Dominio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!