Sistemas de custeio - uma visão analitica

Páginas: 10 (2323 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
ETEC PEDRO BADRAN SUSELAINE APARECIDA CARDOSO PEREIRA SILVA SISTEMAS DE CUSTEIO – UMA VISÃO ANALÍTICA SÃO JOAQUIM DA BARRA - SP 2012 |
SUSELAINE APARECIDA CARDOSO PEREIRA SILVA








SISTEMAS DE CUSTEIO – UMA VISÃO ANALÍTICA






Trabalho apresentado a Etec Pedro Badran, como requisito para obtenção de conceito parcial no componentecurricular de Processos de Operações Contábeis II do Curso Técnico em Administração.

Professor: João Alfredo da Silva








SÃO JOAQUIM DA BARRA - SP
2012
RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar os Sistemas de Custeios por Absorção, Sistema de Custeio Variável, Sistema de Custeio por Atividades (ABC), e o Sistema de Custeio por Departamento, e avaliarqual dos Sistemas apresentados renderá melhores resultados para a empresa. O trabalho foi desenvolvido conforme os estudos dos principais métodos de apuração de custos citados acima buscando soluções adequadas para se contabilizar os custos de uma empresa, e assim obter os resultados desejados. Desse modo, a análise deste trabalho mostra as vantagens e desvantagens de cada Sistema de Custeio,para interpretar melhor os custos operacionais e dar uma direção correta para a empresa na hora de decidir qual o melhor método a ser utilizado. O mercado a cada dia que passa se torna mais competitivo, e quanto mais informações sobre custos o gestor possuir, melhor ele se empenhará em desenvolver estratégias e gerenciar os custos envolvidos nos processos de produção e nas atividades realizadas naempresa. Desta forma a empresa pode aperfeiçoar os custos ao produto por meio de sistemas de custeio, dentre eles está o método de Custeio por Absorção, que é um dos mais antigos e a vantagem dele que é o único aceito para fins fiscais, consiste na adequação de todos os custos de produtos aos bens elaborados. O Custeio Variável considera apenas os custos que mudam de acordo com a produção incluindocustos de materiais, salários dos colaboradores, etc. O sistema de Custeio Baseado em atividades é um instrumento que permite visualizar melhor os custos utilizando analises das atividades realizadas dentro da empresa e suas relações com os produtos. O sistema de Custeio Por Departamento é um sistema onde atribui os custos indiretos de fabricação aos produtos divididos por departamentos. DestaForma, analisando as características de cada Sistema de custeio o gestor terá autonomia para escolher o que mais adequa a realidade de sua empresa.

Palavras-chave: ABC. Absorção. Custeio.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 OBJETIVO GERAL 5
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 5
2 REVISÃO DE LITERATURA 6
2.1 SISTEMA DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 6
2.2 SISTEMA DE CUSTEIO POR DEPARTAMENTOS 7
2.3 SISTEMA DECUSTEIO POR ATIVIDADES 8
2.4 SISTEMA DE CUSTEIO VARIÁVEL 8
3 METODOLOGIA 10
4 RESULTADO DA ANÁLISE 11
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade tem como uma de suas finalidades transmitir informações aos gestores para auxiliar na tomada de decisões dentro das empresas e são indispensáveis para uma boa gestão, no mundo em que vivemos hoje ondea concorrência está cada vez mais forte, e que é fundamental reduzir custos e chegar aos resultados esperados, obtendo lucros consideráveis.
A atual economia leva as empresas ter a necessidade de ampliar seus horizontes e fazer seus negócios crescerem cada vez mais, pois só assim poderão criar estratégias e lutar contra a concorrência.

1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral dotrabalho vem mostrar com o tema abordado a correta interpretação dos Sistemas de Custeio, identificando qual o melhor método a ser utilizado, indicando quais as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas de custeio apresentado, por ser imprescindível para o funcionamento de cada empresa, no âmbito contábil.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

a) Informar as características de cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade de Custos|Analítica|Gestão – Sistemas de Custeio
  • Sistemas de custeio
  • sISTEMA DE cUSTEIO
  • Sistemas de custeio
  • Sistema de custeio
  • sistema de custeio
  • Sistema de custeio
  • Sistemas de custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!