Sistemas de comunicação

Páginas: 18 (4453 palavras) Publicado: 4 de julho de 2012
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALMADA

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JEAN PIAGET

MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Domínio Cognitivo e Motor

“Sistemas de Apoio à Comunicação”

UNIDADE CURRICULAR: Sistemas de Apoio à Comunicação

DOCENTE: Professora Filomena Rodrigues

Sílvia Jesus Marta Garcias

Almada, 8 de Junho de 2012

Índice
Introdução 2
Parte Teórica 4
Comunicação 5Comunicação Aumentativa e Alternativa 6
 Os sistemas sem ajuda 8
 Os sistemas com ajuda 8
Sistemas de Comunicação – Caracteristicas Gerais 8
Tipos de Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa 9
 SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) 9
 PECS (Picture Exchange Communication System) 11
 Bliss ( Blissymbolics) 12
 Makaton 13
 PIC ( Pictogram IdeogramCommunication) 13
Limites, restrições e impedimentos ao uso dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa 14
Parte Prática 16
Conclusão 18
Bibliografia 19

Introdução

* A comunicação liga os indivíduos ao mundo, tornando-os capazes de estabelecer relações entre si. Nos indivíduos com deficiências, a comunicação está comprometida e esse comprometimentoé tanto maior quanto mais severa for a deficiência, isolando-os do mundo. Considero importante que esses indivíduos desenvolvam a intenção comunicativa e que não sejam apenas um instrumento de resposta às solicitações do parceiro.
Uma das mais importantes necessidades do ser humano é a necessidade de se ligar a outros seres, relacionar-se com eles e, através de um sistema verbal ou não verbal,comunicar.
A comunicação é fundamental para que se consiga exprimir opiniões, vontades, necessidades, desejos, conhecimentos, entre outros.
Mas infelizmente nem todos têm essa capacidade de o fazer através do processo normal de comunicação, ou seja através da fala juntamente com gestos. Existem pessoas que precisam de apoios para conseguirem transmitir aos outros as suas mensagens.
Foi entãobaseada nesta necessidade, tão importante que é comunicar, que se criaram os sistemas de apoio à comunicação.
Segundo Tetzchner e Martinsen (2000, p. 13), estes sistemas começaram por ajudar a comunicação de pessoas surdas, mas hoje em dia já se difundiu e permite ajudar pessoas com “perturbações do desenvolvimento da linguagem e de comunicação, nomeadamente (…) pessoas com deficiência motora,autismo e deficiência mental”, bem como pessoas que apesar de já terem comunicado, deixaram de o fazer por situações temporárias ou permanentes, devido a acidentes que sofreram.
Desta forma o trabalho que vou desenvolver, advém da unidade curricular de Sistemas de Apoio à Comunicação, e vai ao encontro de esclarecer algumas questões relacionadas com o tema.
Assim o trabalho vai ser dividido em duaspartes, uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica será focado e explicado algumas definições de comunicação e de comunicação aumentativa e alternativa, bem como o público a que se destinam, a função principal os limites e restrições, os seus impedimentos, os diferentes tipos de sistemas de comunicação e suas funcionalidades. A parte prática apresenta a construção de um livro, segundoo tema “A diversidade nos animais”, recorrendo ao programa SPC e por conseguinte a caraterização do publico alvo, objetivos e razoes que me levaram a desenvolver esta atividade.

Parte Teórica

Comunicação
A comunicação é utilizada para trocar informação, fazer pedidos, interagir e socializar com os outros.
O acto de comunicar é um procedimento intencional, normalmente contextualizado e queimplica um emissor que codifica ou enuncia a mensagem e um receptor que descodifica/ recebe o que é emitido. Esta atitude pressupõe a existência de respeito, partilha e compreensão recíproca (Fiadeiro, 1993, in Nunes, 2001).
Não é possível considerar a comunicação como uma área isolada e independente. Ao comunicarmos estamos a utilizar um conjunto de áreas que envolvem o processamento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema de comunicacao
  • sistema de comunicação
  • Sistemas de comunicação
  • Sistema de comunicação
  • O sistema de comunicação
  • Sistemas de Comunicação
  • sistema de comunicação
  • Sistemas de Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!