Sistemas de chuveiros automáticos, detecção de fumaça e sinalização de emergência.

Páginas: 17 (4099 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS, DETECÇÃO DE FUMAÇA E SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.

REDE DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS DO TIPO “SPRINKLER”

Definição:
É um sistema fixo e integrado, constituído de tubulações fixas, subterrâneas e/ou aéreas, onde são dispostos regularmente sobre as áreas a serem protegidos, bicos de sprinkler ligados a um ou mais abastecimentos de água, possibilitando, naocorrência de um princípio de incêndio, aplicação de água direta e automaticamente sobre o local do sinistro, através do rompimento do elemento termossensível do bico, permitindo a passagem da água, com acionamento simultâneo de um dispositivo de alarme.

Elementos de Uma Rede de Sprinkler:
- Sprinkler:
Também chamados de BICOS ou CHUVEIROS AUTOMÁTICOS, são dispositivos dotados de elementotermossensível, que colocados sobre a área a ser protegida, permitem a passagem da água para o controle ou extinção dos incêndios, espargindo-a, quando a temperatura alcança o valor nominal pré-determinado para o funcionamento.
Normalmente é fabricado em corpo metálico com terminação rosqueada (rosca macho), para sua ligação ao sistema de canalização, apresentando elemento difusor sob o ponto deexpulsão da água, de modo a permitir maior área de ação ou cobertura.
a) Classificação dos sprinklers quanto a sua finalidade:
Abertos: São aqueles que não possuem elemento termossensível;
Fechados: São aqueles dotados de um elemento termossensível (ampola de vidro ou solda eutética), que os mantém hermeticamente fechados, entrando em funcionamento pela própria ação do calor de um incêndio.
b)Classificação dos sprinklers quanto ao posicionamento:
Comum ou Convencional: Modelo antigo (em desuso), onde o tipo de defletor possibilita que, aproximadamente, 50% para baixo. A aspersão de água proporciona por este modelo tem a forma aproximadamente esférica. Apresenta a característica de poder ser montado na posição pendente ou para cima.
Pendente: É aquele em que o defletor possui umformato achatado ou com leve inclinação para baixo, de tal forma que a água é totalmente projetada para baixo, mantendo um formato hemisférico abaixo do plano do defletor, possibilitando que a água seja direcionada sobre o foco do incêndio.
Para Cima: É aquele em que o defletor possui alhetas voltadas para baixo, de tal forma que a água é totalmente projetada para baixo, mantendo um formatohemisférico abaixo do plano do defletor, possibilitando que a água seja direcionada sobre o foco do incêndio.
Parede Lateral: É aquele em que o defletor possui uma inclinação acentuada ou anteparo no defletor, objetivando que a maior parte da água seja projetada para frente e para os lados, em forma de ¼ de esfera e uma pequena quantidade para trás e contra a parede. São instalados ao longo dasparedes de uma sala e junto ao teto, estando o seu emprego limitado à proteção de ambientes relativamente estreitos, cuja largura não exceda ao alcance máximo que este tipo de chuveiro proporciona.
Laterais de Longo Alcance: Possuem a mesma característica do descrito no item anterior, entretanto, as dimensões do defletor proporciona uma cobertura mais ampla.
Especiais: É aquele projetadoespecialmente para serem instalados embutidos ou rentes ao forro falso, onde, por motivo de estética, os demais tipos de chuveiros não são recomendados. Este chuveiro não pode ser utilizado no risco extraordinário, assim como, só pode ser instalado na posição pendente.
Projetores de Média Velocidade: São abertos ou fechados, fabricados com defletores para diferentes ângulos de descarga, que fazem comque a água nebulizada seja lançada em forma de cone. São empregados nos sistemas de água nebulizada de média velocidade, visando controlar ou extinguir incêndios em líquidos inflamáveis de baixo ponto de fulgor, auxiliar no resfriamento dos equipamentos de estruturas, na diluição de gases, etc.
Projetores de Alta Velocidade: São abertos e seus orifícios de descarga para diferentes ângulos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Prediais de Chuveiros Automáticos
  • Sistema de combate a incêndios por chuveiros automáticos
  • Sadi
  • Chuveiro automatico
  • Calculo Chuveiro Automatico
  • sinalização de emergencia
  • Sinalização de emergência
  • Sinalização de emergencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!