Sistemas de arrefecimento locomotivas

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


SUMÁRIO

ABSTRACT 03
INTRODUÇÃO 04
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO 05
O VENTILADOR DO RADIADOR 06
CÁLCULOS DE ENGENHARIA 07
ANEXOS 09
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
























ABSTRACT

This work aims to present part of the set that makes up the cooling process ofa diesel engine EMD/VILLARES SD40-2 GE/GM locomotive. Aiming at, from the theoretical background, scale the radiator fan with engineering calculations.
The smooth operation of the diesel engine depends on the temperature range stipulated. For the avoidance of burning fuel-air mixture in the combustion chamber of the cylinder.
The water system of the diesel engine provides the constancy oftemperature. During load range as well as in different ambient temperatures. It is made by fan radiator water and proportional diverter valve. It consists of a storage tank, a pump and a set of two banks of radiators. It has a relief valve that keeps the system pressurized, preventing cavitation.





















INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar partedo conjunto que compõe o processo de arrefecimento do motor a diesel de uma locomotiva EMD/VILLARES SD40-2 GE/GM. Com intuito de, a partir do embasamento teórico, dimensionar o ventilador do radiador com cálculos de engenharia.
O bom funcionamento do motor a diesel depende da faixa de temperatura estipulada. Para que haja queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão dos cilindros.
Osistema de água do motor a diesel prevê a constância da temperatura. Durante a faixa de carga como também em diferentes temperaturas ambiente. É feito pelo ventilador do radiador de água e da válvula desviadora proporcional. Ele é composto de um tanque de armazenamento, uma bomba e um conjunto de duas bancadas de radiadores. Possui uma válvula de alívio que mantém o sistema pressurizado, evitandocavitação.



















FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

A bomba de água acionada pelo motor diesel succiona a água do tanque de armazenamento. A água, ao passar através dos tubos, remove o calor do óleo lubrificante que circula na parte externa dos tubos. E, impulsionada pela bomba, a água entra por passagem lateral na tampa da extremidade livre do motordiesel, de onde é distribuída para os coletores de entrada, turboalimentador e resfriadores intermediários de ar. Ver a localização do sistema de arrefecimento em uma locomotiva na figura LocomotivaDieselEl.
Os coletores de entrada de água, um em cada lado do motor diesel, distribuem a água aos cilindros. A água circula entre a camisa e a jaqueta e, em seguida, passa para o cabeçote. Ao passar peloconjunto de cilindros, remove calor gerado pela queima de combustível na câmara de combustão do cilindro. Do cabeçote a água é descarregada ao coletor. Ver figura SistemaAgua.
O turboalimentador recebe água através de duas passagens na sua base. A água remove calor do turboalimentador, transmitido pelos gases de exaustão que o acionam. A água sai do turboalimentador por duas aberturas próximasdo topo, no lado de entrada dos gases de exaustão, as quais são ligadas ao encanamento de descarga de água que vem do resfriador intermediário esquerdo.
A água, vinda da tampa da extremidade livre do motor diesel, entra pelo fundo de cada resfriador intermediário, passa verticalmente três vezes pelos tubos e, em seguida, é descarregada pelo topo do resfriador. A água, ao circular pelosresfriadores, reduz a temperatura do ar comprimido pelo turboalimentador. O fluxo de água em cada resfriador é limitado por um orifício na descarga do resfriador.
O coletor de descarga que recebe a água dos cilindros está localizado no centro e no sentido do comprimento do motor diesel, com sua abertura de descarga ligada a uma caixa de junção no topo do resfriador intermediário direito. Os fluxos vindos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas de arrefecimento
  • sistema de arrefecimento
  • Sistema de arrefecimento
  • Arrefecimento Sistema
  • SISTEMAS DE ARREFECIMENTO
  • sistema de arrefecimento
  • Sistema de Arrefecimento
  • Sistema De Arrefecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!