Sistemas brasileiro de pagamentos

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO






SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTO,
COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA

CONCÓRDIA
2013





SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTO,
COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA

Trabalho elaborado para obtenção de conceito na disciplina de AFO II , do Curso de Bacharelado em Administração.

CONCÓRDIA
2013INTRODUÇÃO

Nesse presente trabalho iremos falar de dois assuntos. São eles o sistema brasileiro de pagamento e sobre a Companhia brasileira de liquidação e custódia.O sistema brasileiro de pagamento vai mostrar como são as formas de pagamento de boletos bancários e pagamentos online, e a Companhia brasileira de liquidação e custódia vai falar sobre os controles de riscos do mercado financeiro e é umasociedade anônima tendo como objetivo social à prestação de serviços de compensação e liquidação física e financeira de operações realizadas nos mercados à vista e a prazo da BOVESPA e de outros mercados.

Sistema de pagamentos brasileiro

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integrados que, por meio eletrônico, dão suporte àmovimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro, tanto em moeda local quanto estrangeira, visando a maior proteção contra rombos ou quebra em cadeia de instituições financeiras.
O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, emsubstituição aos instrumentos baseados em papel. A maior eficiência e, em especial, a redução dos prazos de transferência de recursos sempre se colocaram como pontos centrais no processo de evolução do SPB até meados da década de 90, presente o ambiente de inflação crônica até então existente no país. Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002, o foco foi redirecionado para a questãodo gerenciamento de riscos no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.
A base legal relacionada com os sistemas de liquidação foi fortalecida por intermédio da Lei 10.214, de 2001, que, entre outras disposições, reconhece a compensação multilateral e possibilita a efetiva realização de garantias no âmbito desses sistemas mesmo no caso de insolvência civil de participante.
Asentidades que atuam como contrapartes centrais devem adotar adequados mecanismos de proteção, dependendo do tipo de sistema e da natureza das operações cursadas em seus sistemas, e devem ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil. O princípio da entrega contra pagamento é observado em todos os sistemas de compensação e de liquidação de títulos e valores mobiliários. No caso de operação em câmara decompensação e de liquidação envolvendo moeda estrangeira, o princípio correspondente à situação, de pagamento contra pagamento, também é observado.
Em abril de 2002 entrou em operação pelo Banco Central do Brasil, o Sistema de Transferência de Reservas – STR, um sistema de liquidação bruta em tempo real entre contas mantidas por instituições financeiras nesta Autarquia e foi alterado o modo operantedo Sistema Especial de Liquidação e Custódia – Selic, também operado pelo Banco Central do Brasil, o qual, a partir do citado mês, passou a liquidar operações com títulos públicos federais em tempo real.
O STR é o sistema responsável pela transferência financeira entre contas de seus participantes, mantidas no Banco Central do Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras e ascâmaras de compensação e liquidação. Para as câmaras consideradas sistemicamente importantes, por determinação regulamentar, os resultados líquidos apurados devem ter sua liquidação final por meio de transferências em contas no Banco Central do Brasil. Também por disposição regulamentar, todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do STR....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de Pagamentos Brasileiros
  • Sistema de Pagamentos Brasileiro
  • sistema pagamento brasileiro
  • Sistema de Pagamentos brasileiro
  • Sistema de pagamento brasileiro
  • O novo sistema de pagamento brasileiro
  • SISTEMA DE PAGAMENTO BRASILEIRO
  • Sistema de pagamentos brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!