sistemas bioqueoquimicos

1992 palavras 8 páginas
Microbiologia

O papel dos microrganismos nos ciclos biogeoquímicos

Matilde Passanha, 22645

Introdução
Ciclo biogeoquímico é o trajecto de elementos químicos essências realizado no meio ambiente. O trajecto é feito através de um movimento cíclico dos elementos da biosfera, geosfera e existem mudanças químicas.
Os elementos absorvidos são depois reciclados através dos microrganismos (componentes bióticos) e através do solo, agua, ar (seres abióticos).
Nos ciclos biogeoquímicos a substancia é retirada da fonte, utilizada pelos seres vivos e depois volta a fonte.
Exemplos de ciclos biogeoquímicos são o ciclo da água, ciclo do nitrogénio, do oxigénio, do fosforo, do cálcio, do carbono e do enxofre.
Um ecossistema é formado pelos seres vivos e o seu meio. O componente biótico é formado pelos seres heterotróficos (consumidores e decompositores) e autotróficos (produtores- produzem matéria orgânica e energia). Os decompositores são de grande importância pois é graças a estes que os nutrientes voltam ao ambiente depois de serem utilizados.
Existem vários microrganismos que contribuem para a circulação global da matéria. Por exemplo, os decompositores, para conseguirem obter energia transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo assim com que os produtores a consigam utilizar novamente.
Se os decompositores deixassem de existir num certo ecossistema, deixaria de haver nutrientes, havendo assim uma perda da produtividade primária. Se houvesse uma extinção de bactérias e fungos haveria uma interrupção dos ciclos biogeoquímicos, haveria uma acumulação de matéria orgânica e não haveria decomposição e haveria uma quebra nos ecossistemas.
Os ciclos biogeoquímicos também dependem da acção do homem, devido a exploração dos recursos naturais e emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Ciclo do carbono

O carbono é um elemento essencial na constituição de moléculas orgânicas. Está presente na hidrosfera e atmosfera sob a forma de dióxido de

Relacionados