SISTEMAS AGROFLORESTAIS

704 palavras 3 páginas
RELATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO (SISTEMAS AGROFLORESTAIS)
Sistema agroflorestal é uma forma de uso da terra na qual se combinam espécies arbóreas lenhosas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que interagem econômica e ecologicamente. Um aspecto que determina a sustentabilidade desses sistemas é a presença das árvores, que têm a capacidade de capturar nutrientes de camadas mais profundas do solo, reciclando-os eficientemente e proporcionando maior cobertura e conservação dos recursos edáficos. O Sistema Agroflorestal objetiva otimizar a produção por unidade de área, com o uso mais eficiente dos recursos (solo, água, luz, etc.), da diversificação de produção e da interação positiva entre os componentes. Sistemas Agroflorestais fazem parte das diretrizes centrais de desenvolvimento rural sustentável, pois podem ser implantados em áreas alteradas por atividades agrícolas malsucedidas, contribuindo para a redução do desmatamento de novas áreas de floresta. Existem 4 tipos de sistemas agroflorestais são eles:
1. Sistemas agrossilviculturais - combinam árvores com cultivos agrícolas anuais.
2. Sistemas agrossilvipastoris - combinam árvores com cultivos agrícolas e animais.
3. Sistemas silvipastoris - combinam árvores e pastagem (animais).
4. Sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica e pousio melhorado.
Na aula pratica de conservação do solo visitamos uma área experimental da Escola de Agronomia da UFG. Observamos um experimento Agroflorestal do professor Leonardo. No experimento tinha combinações de árvores com pastagens.

Sistema Agroflorestal (SAF), também conhecido como agrofloresta compreende num sistema que alia culturas agrícolas com culturas florestais provenientes da agrossilvicultura.

Foto: Gustavo Porpino (Embrapa)
O SAF utiliza a sucessão natural da flora nativa para fortalecimento do terreno em que se pratica o trabalho

Relacionados