Sistema vestibular - Anatomia e Fisologia

5117 palavras 21 páginas
Sistema vestibular anatomia e fisiologia

Sistema vestibular: anatomia e fisiologia

Sistema vestibular: anatomia e fisiologia
INTRODUÇÃO
O sistema vestibular é bastante complexo e muitos consideram sua avaliação um pouco difícil. Esta dificuldade pode ser compreendida se lembrarmos que o sistema vestibular tem três principais funções e que em cada uma destas funções ele é auxiliado ou atua em conjunto com outros sistemas. No entanto, se compreendermos como funciona o labirinto e estudarmos isoladamente cada uma das funções do sistema vestibular, sua avaliação pode se tornar bem mais simples. As funções do sistema vestibular comentadas acima são: estabilização da imagem na retina, ajuste postural e orientação gravitacional. Para que isto seja realizado, é necessária a informação sobre a posição e movimento da cabeça, o que é feito pelo labirinto. Assim como os olhos percebem os estímulos luminosos, e a cóclea percebe o estimulo auditivo, o labirinto é um sensor de posição e de movimento. Esta informação é transmitida ao tronco cerebral, e aí são estabelecidas conexões com outros sistemas - motor ocular, visual e proprioceptivo – e são realizados os ajustes necessários às três funções do sistema vestibular.
Este texto aborda de uma maneira didática a anatomia e função do labirinto e suas principais conexões. A semiologia do sistema vestibular é descrita em outro texto. Serão abordados os seguintes aspectos: (1) estrutura dos receptores, (2) como ocorre a transformação do estímulo de posição ou movimento em impulso elétrico e (3) quais são as vias envolvidas e suas conexões.

1

Sistema vestibular: anatomia e fisiologia

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO LABIRINTO
O labirinto ósseo é uma cavidade localizada no osso temporal, onde se encontram cinco órgãos receptores delimitados por uma membrana, constituindo o labirinto membranoso (figuras 12). O espaço existente entre o labirinto ósseo e o membranoso é preenchido por perilinfa, líquido
com

Relacionados

  • Fisiologia do sistema vestibular
    4047 palavras | 17 páginas
  • Sistema Nervoso
    8309 palavras | 34 páginas