Sistema urinário

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
 SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário produz, armazena e elimina a urina, é formado por (Rins, Ureteres, Bexiga Urinária e Uretra).

RINS

MORFOLOGIA EXTERNA

Forma de um grão de feijão, cor avermelhado, faces (anterior e posterior ), polos ( Superior e inferior ), Bordas ( lateral e medial ), Hilo Renal, Pedículo Renal ( artéria, veia, pelve renal, vasos linfáticos e nervos).MORFOLOGIA INTERNA



FUNÇÕES DOS RINS
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem:
        Regulação da composição iônica dosangue;
        Manutenção da osmolaridade do sangue;
        Regulação do volume sanguíneo;
        Regulação da pressão arterial;
        Regulação do pH do sangue;
        Liberação hormonal;
        Regulação do nível de glicose no sangue;
        Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
NÉFRONS
O néfron é a unidade morfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contémcerca de um milhão de néfrons. A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina. Ele é formado por dois componentes principais:

1. Corpúsculo Renal:
Cápsula Glomerular (de Bowman);
Glomérulo – rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular.

2. Túbulo Renal:
Túbulo contorcido proximal;
Alça do Néfron (de Henle);
Túbulocontorcido distal;
Túbulo coletor.

URETERES
São dois tubos responsáveis por conduzirem a urina produzida pelo respectivo rim até a bexiga.  Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento constituídos por mucosa (Essas mucosas são profundamente pregadas , que tem a função de proteção e de acomodação ); epitélio de transição é sustentados por lâminaprópria fibroelástica ; muscular – duas camadas de músculo liso ( uma camada circular e uma longitudinal ) ; adventícia e tec. conjuntivo e adiposo. Descendo obliquamente e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto,distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.

BEXIGA URINÁRIA
A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga está localizada inferiormente ao peritônio eposteriormente à sínfise púbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. É um órgão muscular oco, elástico, que nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.
As três camadas de músculo liso que formam a túnica muscular da bexiga urinária não são facilmente discerníveis porque a urina não eliminada é armazenada em uma estruturasemelhante a um saco e não um tubo. O lúmen expansivo é revestido por um epitélio de transição. Consideráveis mudanças de volume são acomodas através do achatamento de muitas pregas da mucosa, e o espesso epitélio de transição de revestimento é capaz de se distender até que ele se assemelhe a um epitélio estratificado pavimentoso. As áreas mais espessas e reforçadas têm filamentos do citoesqueletoaderidos á membrana, que presumivelmente aguentam e distribuem grande parte da tensão. Além disso, desmossomas mantêm a forte adesão intercelular. A combinação característica das junções celulares e espessamentos semelhantes a placas da membrana celular luminal mantém a barreira osmótica entre a urina e o espaço intersticial.
Uma lâmina própria fibroelástica estende-se para dentro das pregas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema urinario
  • Sistema urinário
  • Sistema urinario
  • Sistema urinário
  • sistema urinario
  • Sistema urinario
  • Sistema Urinário
  • Sistema Urinário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!