Sistema Urinário

Páginas: 11 (2588 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Rins

São os principais órgãos do sistema excretor e osmorregulador dos vertebrados. Os rins filtram dejetos do sangue e os liberam pela urina. São duas glândulas na cor vermelha, medem aproximadamente 10 cm e seu peso é de quase 150g cada um.

Anatomia
Estão localizados na região posterior do abdome do ser humano estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebralombar, atrás do peritônio, por isso são chamados de órgãos retro peritoneais. Há um rim em cada lado da coluna; o direito abaixo do fígado, o esquerdo abaixo do baço e há uma glândula adrenal em cima de cada um.
Os rins são recobertos pelo peritônio e circundados por uma massa de gordura e de tecido areolar frouxo. Na margem medial côncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL –onde a artéria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal está anterior à artéria renal, que está anterior à pelve renal. O hilo renal é a entrada para um espaço dentro do rim. O seio renal, que é ocupado pela pelve renal, cálices, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e uma variável quantidade de gordura.
Cada rim apresenta duas faces, anterior e posterior.As duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana. Duas bordas, medial (côncava) e lateral (convexa). E duas extremidades, superior (Glândula Suprarrenal) e inferior.

Anatomia Interna dos Rins
Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal e uma área marrom-avermelhada profunda,denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais.
Juntos, o córtex e as pirâmides renais da medula renalconstituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins – cerca de 1 milhão de estruturas microscópicas chamadas NÉFRONS. A urina, formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides.
Os ductos drenam para estruturas chamadas cálice renal menor e maior. Cada rim tem 8-18 cálicesmenores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, até a bexiga urinária. O hilo renal se expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.


Néfrons
O néfron é a unidade morfofuncionalou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.
O néfron é formado por dois componentes principais:
1. Corpúsculo Renal:
Cápsula Glomerular (de Bowman);
Glomérulo – rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular
2. Túbulo Renal:
Túbulo contorcido proximal;
Alça do Néfron (de Henle);
Túbulo contorcido distal;
Túbulo coletor.Funções dos Rins
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem:
Regulação da composição iônica do sangue;
Manutenção daosmolaridade do sangue;
Regulação do volume sanguíneo;
Regulação da pressão arterial;
Regulação do pH do sangue;
Liberação de hormônios;
Regulação do nível de glicose no sangue;
Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
Glândulas Suprarrenais
As glândulas suprarrenais (adrenais) estão localizadas entre as faces supero-mediais dos rins e o diafragma. Cada glândula suprarrenal, envolvida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema urinario
  • Sistema urinário
  • Sistema urinario
  • Sistema urinário
  • sistema urinario
  • Sistema urinario
  • Sistema Urinário
  • Sistema Urinario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!