Sistema urinário

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
1. APARELHO URINÁRIO

O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada ao exterior pela uretra. Esse aparelho contribui para a manutenção da homeostase, produzindo a urina, através da qual são eliminados diversos resíduos do metabolismo e água, eletrólitos e não-eletrólitos em excessono meio interno. Filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal.
O sistema urinário trabalha com os pulmões, pele e intestino para manter o equilíbrio dos produtos químicos e de água no organismo. Os adultos eliminam cerca de um litro e meio (1,42 litros) de urina a cada dia, dependendo da quantidade de fluido perdido econsumido através da transpiração e respiração.
Certos tipos de medicamentos, como os diuréticos, que são por vezes utilizados para tratar a pressão arterial elevada, também podem afetar a quantidade de urina que uma pessoa produz e elimina. Algumas bebidas, como o café, também podem causar aumento da micção em algumas pessoas.
Os principais órgãos do aparelho urinário são os rins, que sãoórgãos em forma de feijão que estão localizados imediatamente abaixo da caixa torácica. Os rins removem uréia - produto residual formado pela quebra de proteínas - do sangue através de pequenas unidades de filtragem chamada néfrom. Cada néfrom consiste numa esfera formada por pequenos capilares sanguíneos, chamados glomérulo, e um pequeno tubo chamado túbulo renal.www.ciencia-online.net/2013/02/sistema-urinario-fatos-funcoes-e-doencas.html


2. DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO DOS RINS

Os rins se desenvolvem a partir de colunas de células da mesoderme do embrião denominadas mesoderme intermediaria que se formam lateralmente aos somitos. Os somitos originam as vértebras, que irão constituir a coluna vertebral, e os músculos do tronco.
Durante o desenvolvimento embrionário, três paresde rins se formam na mesoderme intermediaria. O primeiro e mais superior é denominado pronefro. Mesmo que o pronefronunca funcione no homem, um ducto pronéfrico se desenvolve e comunica cada pronefro com o exterior do corpo através da cloaca. O pronefro começa a se degenerar na quarta semana de vida embrionária e desaparece completamente perto da sexta semana. Os ductos pronefricos permanecem esão utilizados pelo segundo par de rins, o mesonefro. Como o pronefro se degenera, o mesonefro se desenvolve da região das colunas da mesoderme intermediaria, logo abaixo da região do pronefro.
Túbulos do mesonefro se unem aos ductos pronéfricos, que são então denominados ductos mesonefricos. Em torno das sexta semana, quando o desenvolvimento do mesonefro alcança o seu limite inferior, suasporções superiores começam a degenerar. Perto da oitava semana, somente as regiões mais inferiores do mesonefro permanecem. Embora não se tenha nenhuma evidencia direta de que o mesonefro funcione no embrião humano, ele parece estruturalmente capaz de produzir urina.
O metanefro é o terceiro par de rins que se desenvolve da mesoderme intermediaria. Esse par ira formar os rins do adulto. Em torno dadécima-quinta semana do desenvolvimento embrionário, prolongamentos ocos denominados brotos uretéricos se originam da extremidade distal de cada ducto mesonefrido, próximo a sua junção com a cloaca.

3. ANATOMIA DOS RINS

Os rins são dois órgãos marrom-avermelhados situados na parede posterior da cavidade abdominal, um em cada lado da coluna vertebral. Cada rim possui um capuz formado por umaglândula endócrina denominada glândula supra-renal. Os rins apresentam aproximadamente 11 cm de comprimento e se estendem desde o nível da décima – primeira ou décima – segunda vértebra torácica até a terceira vértebra lombar. Devido a presença do fígado, o rim direito é ligeiramente inferior em relação ao rim esquerdo.


3.1 Camadas de revestimento dos rins

Cada rim e envolvido por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema urinario
  • Sistema urinário
  • Sistema urinario
  • sistema urinario
  • Sistema urinario
  • Sistema Urinário
  • Sistema Urinário
  • Sistema Urinario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!