Sistema toyota de produção

Páginas: 25 (6249 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO


O Sistema Toyota de Produção surgiu após a década de 50, devido à necessidade das empresas japonesas manterem-se vivas no mercado de automóveis.
A idéia inicial de Toyoda Kiichiro (presidente da Toyota Motor Company) era superar a indústria americana em três anos, ou a indústria japonesa não sobreviveria, pois o trabalhador americano produzia nove vezes mais que ojaponês, devido ao método de produção em massa, porém essa filosofia não era aplicável no Japão, devido às demandas pequenas e os altos tempos de produção.
O Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gerenciamento que procura aperfeiçoar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em queaumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.
O Sistema Toyota de Produção tem sido mais recentemente, referenciado como “Sistema de Produção Enxuta”. A produção “enxuta” é, na verdade, um termo usado no final dos anos 80, para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovadordo que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança. Na verdade,  produção enxuta é um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção (STP). 

1. Origens do STP


O STP foi originalmente desenvolvido para a manufatura. Portanto, para o perfeito entendimento acerca do STP, deve-se, antes de qualquer coisa, compreender suas origensna manufatura, mais especificamente na indústria automobilística. 
O entusiasmo da família Toyoda pela indústria automobilística começou ainda no início do século, após a primeira viagem de Sakichi Toyoda aos Estados Unidos em 1910.
No entanto, o nascimento da Toyota Motor Co., deve-se mesmo a Kiichiro Toyoda, filho do fundador Sakichi, que em 1929 também esteve em visita técnica àsfábricas da Ford nos Estados Unidos.
Como decorrência deste entusiasmo e da crença de que a indústria automobilística em breve se tornaria o carro-chefe da indústria mundial, Kiichiro Toyoda criou o departamento automobilístico na Toyoda Automatic Loom Works, a grande fabricante de equipamentos e máquinas têxteis pertencente à família Toyoda, para, em 1937, fundar a Toyota Motor Co. A Toyota entrou na indústria automobilística, especializando-se em caminhões para as forças armadas, mas com o firme propósito de entrar na produção em larga escala de carros de passeio e caminhões comerciais. No entanto, o envolvimento do Japão na II Guerra Mundial adiou as pretensões da Toyota. 
Com o final da II Grande Guerra em 1945, a Toyota retomou os seus planos de tornar-se umagrande montadora de veículos. No entanto, qualquer análise menos pretensiosa indicava que a distância que a separava dos grandes competidores americanos era simplesmente monstruosa. Costumava-se dizer, há esta época, que a produtividade dos trabalhadores americanos era aproximadamente dez vezes superior à produtividade da mão-de-obra japonesa. Esta constatação serviu para “acordar” e motivar osjaponeses a alcançar a indústria americana, o que de fato aconteceu anos mais tarde. 
O fato de a produtividade americana ser tão superior à japonesa chamou a atenção para a única explicação razoável:
A diferença de produtividade só poderia ser explicada pela existência de perdas no sistema de produção japonês. A partir daí, o que se viu foi a estruturação de um processo sistemático deidentificação e eliminação das perdas. 
O sucesso do sistema de produção em massa Fordista inspirou diversas iniciativas em todo o mundo. A Toyota Motor Co. tentou por vários anos, sem sucesso, reproduzir a organização e os resultados obtidos nas linhas de produção da Ford, até que em 1956 o então engenheiro-chefe da Toyota, Taiichi Ohno, percebeu, em sua primeira visita às fábricas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de produção toyota
  • Sistema toyota de produção
  • Sistema Toyota de produção
  • o sistema toyota de produção
  • Resumo sistema toyota de produção
  • O Sistema de Produção Toyota
  • Sistema Toyota de Produção
  • Stp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!