Sistema toyota de produção e jit

Páginas: 19 (4649 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS | |
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO | |

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT |

EMPRESA: Gerdau Aços Longos S/A.
AUTORES
* Washington Luis Silva Barbosa
* Régis Gonçalves Mattiola

Prof. Sérgio Luiz Vaz Dias, Dr. |
sábado, 16 de Abril de 2011 |
DISCIPLINA – Introdução à Engenharia de Produção |
1 – INTRODUÇÃO

1.1 ConsideraçõesIniciais

Atualmente, qualidade é componente primordial no mundo competitivo empresarial. Na prática, qualidade é uma expressão tão usada quanto a expressão “redução de custo”. Inclusive grande parte das vezes, as duas se relacionam. Qualidade no sentido de um conjunto de atributos necessários ao produto ou serviço, sem os quais o mercado ignora as empresas que não estão atentas e eles.

Demingprefere ver a qualidade da seguinte maneira: “qualidade é atender continuamente às necessidades dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar.”

Outra manifestação de qualidade vem de Juran, que diz que: “qualidade resulta das características do produto, que criam satisfação, levando os clientes a comprá-lo”.

Por fim temos a opinião de Tavares: “A satisfação dos clientes é umdever de todo profissional. Os profissionais da linha de produção têm como obrigação atender adequadamente seus clientes, ou seja, o produto fabricado sob sua responsabilidade e qualquer tarefa que desempenhem terá impacto direto ou indireto no produto ou nos serviços que a empresa oferece a seus clientes. Trata-se, portanto, de uma cadeia com vários elos onde, certamente, a produção é um dos maisimportantes no processo produtivo."

Para poderem ser competitivas as empresas vêm adotando várias ferramentas gerenciais, como: CCQ, OPT, SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT. Essa última, é o tema desse trabalho, SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E JIT.

Segundo o que revelou o estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a substituição do modelo de organização para a produção em massa pelomodelo de produção enxuta, desenvolvido inicialmente pela Toyota Motor Corp. e por essa razão de nominado Sistema Toyota de Produção (STP), parece se apresentar para as grandes empresas como única saída viável para uma posição competitiva.

Os méritos de criação do modelo de produção enxuta têm sido partilhados pela Toyota Motor Corp. com diversas outras companhias japonesas. O que se sabe é queo Sistema Toyota de Produção ganhou sua “forma” após mais de 20 anos de desenvolvimento dentro das fábricas da Toyota.

A expressão que o modelo de produção enxuta adquiriu permite considerá-lo como um verdadeiro marco no processo de evolução tecnológica, responsável em parte pela arrancada da indústria japonesa.

Como já foi mencionado, existem diversas ferramentas e metodologias queobjetivam reduzir custos através de melhoria da qualidade e melhor utilização dos recursos produtivos. O presente trabalho propõe alguns conceitos do STP e JIT. Conceitos de sucesso e já comprovado e que podem trazer benefícios significativos para as empresas que estão preocupadas em sobreviver nos tempos atuais de globalização, ou seja, para uma empresa ser competitiva tem que reduzir custos eproporcionar para seu cliente um produto com qualidade e preço baixo.

1.2 Problema a ser pesquisado

Os conceitos do STP relacionados com o princípio do não custo e a lógica das perdas, as sete classes de perdas e Poka Yoke foram escolhidos pelas necessidades de identificar os desperdícios presentes no processo de fabricação de pregos.

Conceitos e utilização de poka-yokes (dispositivos a provade falhas) serão temas abordados neste trabalho.

1.3 Justificativas do Estudo

Nosso grupo irá confrontar a teoria com a prática do Sistema Toyota de Produção (STP), no que diz respeito à teoria das perdas e implantação de Poka-Yokes. Nesse trabalho é importante resgatar a definição do Sistema Toyota de Produção (STP) formulada por Ohno, segundo o qual a completa eliminação das perdas é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema toyota de producao
  • Sistema de produção toyota
  • Sistema toyota de produção
  • Sistema Toyota de produção
  • o sistema toyota de produção
  • Resumo sistema toyota de produção
  • O Sistema de Produção Toyota
  • Sistema Toyota de Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!