Sistema tampoannte

Páginas: 4 (967 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Sistema-Tampão e Sistema Tamponante do Sangue
Para definir sistema-tampão e compreender suas propriedades, é necessário recorrer à definição de Brönsted para ácidos e bases. Ele definiu ácidos comosubstâncias capazes de doar prótons, e bases como substâncias capazes de recebê-los. O íon ou a molécula é denominado base conjugada do ácido, já que pode receber um próton, convertendo-se novamenteno ácido respectivo. Alguns ácidos, dissociam-se totalmente quando em soluções diluídas, outros, os chamados ácidos fracos, ionizam-se muito pouco.
Os ácidos fracos junto às suas bases conjugadas,constituem o sistema-tampão, capaz de impedir grande variação de pH quando há adição de outros ácidos ou álcalis.
Quando ocorre adição de um ácido forte o sistema-tampão dissocia-se completamente. Aoaumento brusco de H+, o sistema reage por intermédio da base conjugada, que se associa a prótons, transformando-se no ácido.
Dois aspectos são importantes. Primeiramente, o simples fato de haver umaassociação deixará livre um número de prótons menor, em outras palavras o pH irá diminuir. E em segundo lugar, nem todos os prótons adicionados associam-se à base conjugada. Embora a maior parte deprótons adicionados associem-se a um elemento, uma pequena parte fica livre, em solução. Desta forma o valor da constante de equilíbrio é mantido.
Quando se adiciona um álcali ao sistema-tampão, oresultado é diferente, haverá um aumento no valor do pH, muito menor, do que se fosse adicionado á água, ou a uma solução de sódio. Portanto, a adição de sódio a uma solução, equivale a provocar umaretirada de prótons da solução. A esta diminuição brusca de prótons, o sistema-tampão reage por dissociação do ácido. Consequentemente, o pH irá sofrer pequeno aumento, muito menor do que sofreria se nãohouvesse reposição alguma.
Se partirmos da solução de um ácido fraco em água, encontraremos de forma inicial uma concentração desproporcionalmente maior que o outro elemento. Se esta solução for...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas
  • Sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • sistemas
  • SISTEMAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!