Sistema squlético

1145 palavras 5 páginas
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof. Antônio Ramalho

Ossos são peças esbranquiçadas, duras e resistentes, que servem de apoio aos músculos que o circundam. O osso é uma variedade de tecido conjuntivo e é composto de 10% de água, 30% de colágeno e 60% de sais minerais. No adulto, os ossos são em número de 206, mas quando nascemos temos cerca de 270 ossos. Nos velhos o número de ossos diminui pela ossificação das articulações do crânio. Esqueleto é um conjunto de ossos unidos entre si. O esqueleto humano é formado tanto por ossos como por cartilagens, principalmente no feto. Nos adultos as cartilagens ossificam-se, restando apenas as costais e no septo nasal.
Os tipos de esqueleto são o exoesqueleto presente nos artrópodos e o endoesqueleto ou esqueleto interno. Alguns animais apresentam endo e exoesqueleto: peixes, quelônios, jacarés e tatus. A palavra esqueleto vem do grego SKELETON e significa duro. A parte da anatomia que estuda os ossos denomina-se de osteologia. O sistema esquelético funciona como a parte passiva do aparelho locomotor, enquanto que o sistema muscular representa a parte ativa.

Funções do esqueleto:

1- Sustentação - por formar um arcabouço rígido onde se prendem músculos e vísceras.

2- Proteção - o crânio e a coluna vertebral protegem o sistema nervoso central; a caixa torácica protege o coração, pulmões, os grandes vasos, o baço e o fígado.

3- Movimentação do corpo- sistema de alavancas que movimentado por músculos permitem o deslocamento do corpo.

4- Hematopoiese- produção de células sangüíneas pela medula óssea vermelha.

5- Armazenamento de gordura- são armazenados na medula óssea amarela.

6- Armazenamento de íons de Ca e P- 95% do cálcio e 90% do fósforo encontrados no interior do corpo estão depositados nos ossos e nos dentes e dão a sua dureza.

Divisão do esqueleto: axial, que forma a parte mediana do corpo, apendicular, que forma os

Relacionados