Sistema sensorial

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2012
Sistema Sensorial

FORMADO POR ÓRGÃOS CAPAZES DE CAPTAR ESTÍMULOS DO MEIO EXTERNO AO CORPO QUE SERÃO TRANSFORMADOS EM IMPULSOS NERVOSOS POR CENTROS COORDENADORES, CÉREBRO E A MEDULA. OS CINCO SENTIDOS SÃO: VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, OLFATO E PALADAR.

VISÃO

OS OLHOS RECEBEM OS ESTÍMULOS LUMINOSOS E ENVIAM IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO.
A VISÃO É UM DOS SENTIDOS MAIS IMPORTANTES: 80%DAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS PELO NOSSO CÉREBRO CHEGAM PELOS OLHOS, QUE É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA VISÃO. MAS ENXERGAR É UM PROCESSO QUE TAMBÉM ENVOLVE O CÉREBRO, RESPONSÁVEL PELA COMPREENSÃO DAS IMAGENS QUE VEMOS DO MUNDO. ISSO SIGNIFICA QUE UMA PESSOA PODE SER CEGA MESMO TENDO OS OLHOS PERFEITOS – BASTA QUE SOFRA UM DANO NA REGIÃO DO CÉREBRO QUE COMANDA A VISÃO.

A ESTRUTURA DO OLHO

OGLOBO OCULAR MEDE CERCA DE 2,5 CENTÍMETROS DE DIÂMETRO E PESA EM TORNO DE 7 GRAMAS. ELE É O RESPONSÁVEL POR CAPTAR A IMAGEM QUE TEMOS DO MUNDO. A CAMADA EXTERNA DO GLOBO OCULAR É RECOBERTA POR UM TECIDO BRANCO, RESISTENTE E FIBROSO, CHAMADO ESCLERÓTICA.
No centro do olho, esse tecido é transparente e permite a passagem da luz. Essa área é chamada córnea. Na frente do olho, está a íris, onde háum orifício – a pupila – que permite a passagem da luz para o interior do olho.
No interior do globo ocular, existe uma camada chamada retina, que possui células que captam a luz. Essa luz é transformada em impulsos nervosos e enviada pelo nervo óptico até o cérebro.
Curiosidades da visão
- As pessoas cegas desenvolvem outros sentidos, como a audição e o tato, para poder interpretar o mundoao seu redor. Por isso foi desenvolvido o método braile de escrita e leitura para deficientes visuais. Esse método utiliza símbolos em alto-relevo para serem lidos com o tato.
- De modo geral, as aves têm visão mais desenvolvida do que os seres humanos. As aves de rapina conseguem enxergar uma presa pequena, como um rato, a mais de 100 metros de distância e com iluminação precária.

FORMAÇÃO DAIMAGEM

PROBLEMAS DE VISÃO

AUDIÇÃO

A AUDIÇÃO É UM DOS MEIOS PELOS QUAIS CONSEGUIMOS NOS COMUNICAR. O SOM É UMA FORMA DE ENERGIA, ASSIM COMO O CALOR E A LUZ. ELE SE PROPAGA PELO AR, PELAS ÁGUAS E PELOS OBJETOS. QUANDO É PRODUZIDO, FAZ COM QUE MINÚSCULAS MOLÉCULAS DO AR, DA ÁGUA OU DE OUTRO MATERIAL VIBREM OU BALANCEM DE UM LADO PARA OUTRO.
O som é medido em decibéis. O som maisbaixo que a orelha humana percebe varia entre 10 e 15 decibéis, o que equivale a um sussurro. O som mais alto está por volta de 90 decibéis. Mas, nessa altura, o som já pode prejudicar a audição. O barulho de uma britadeira, a um metro de distância, mede aproximadamente 130 decibéis.
A orelha é o órgão responsável pela audição. Está dividida em três partes:
● Orelha externa: na entrada daorelha externa está o pavilhão auditivo (conhecido popularmente como orelha), responsável por direcionar as ondas sonoras ao longo do canal auditivo. Funciona como se fosse um funil. O som é canalizado por um tubo e chega até uma membrana sensível – o tímpano. As ondas sonoras fazem essa membrana vibrar até chegarem à orelha média.
● Orelha média: abriga três pequenos ossos ligados entre si(martelo, bigorna e estribo) e as membranas que delimitam a orelha interna. Quando as ondas sonoras fazem vibrar o tímpano, este transmite as vibrações aos pequenos ossos, que as enviam para a orelha interna.
● Orelha interna: é preenchida por um líquido chamado linfa. Quando a orelha interna recebe as vibrações vindas do estribo – aquele último ossinho da orelha média –, a linfa vibra. Essas vibraçõestransformam-se em mensagens, que são enviadas ao cérebro, o qual, por sua vez, as percebe e interpreta.

Curiosidades da audição
- Em geral, pessoas que nascem com problemas de audição também têm dificuldades para aprender a falar, pois não conseguem ouvir o que os outros dizem.
- O cão possui audição muito mais desenvolvida que a humana. Por isso, existe um tipo de apito, usado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema sensorial
  • SISTEMA SENSORIAL
  • Sistema sensorial
  • Sistema sensorial
  • sistema sensorial
  • sistema sensorial
  • SISTEMAS SENSORIAIS
  • Sistema sensorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!