Sistema respiratório

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
Introdução
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
Cavidade nasal
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais,que são separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal.
Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar e É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligadacom a cavidade do nariz. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento éexpelido com uma tosse violenta.
Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nasmulheres.


Traquéia
A traquéia é um tubo cujas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem. A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
Pulmão
Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se,formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares. O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.
Inspiração
A inspiração, quepromove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
Expiração
A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento damusculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.

Trocas gasosas
Os alvéolos são estruturas elásticas, formadas por uma membrana bem fina e envolvida por uma rede de vasos capilares sanguíneos. Existem milhões de alvéolos em cada pulmão.É em cada um deles que ocorrem as trocas gasosas entre o pulmão e o sangue.

Nos alvéolos ocorre uma difusão dos gases por diferença de concentração e, consequentemente, da pressão dos gases. O sangue que chega aos alvéolos absorve o gás oxigênio inspirado da atmosfera. Ao mesmo tempo, o sangue elimina gás carbônico no interior dos alvéolos; esse gás é então expelido do corpo por meio daexpiração.
A regulação da respiração
O processo de respiração é controlada voluntariamente. A atividade do diafragma e dos músculos intercostais é regulada por uma região do cérebro da pessoa.

Entretanto, quando uma pessoa não está “pensando” na respiração ou quando está dormindo, por exemplo, a atividade do diafragma e dos músculos intercostais é regulada por um órgão do sistema nervoso chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratório
  • Sistema Respiratório
  • SISTEMA RESPIRATORIO
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!