Sistema respiratório

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
Sistema Respiratório














Recife,
2013








Trabalho apresentado ao professor
Para a obtenção de novos conhecimentos na
disciplina de Biologia e a obtenção de uma das notas .









Recife,
2013



Introdução


Esta pesquisa foi realizada com a finalidade de mostrar um pouco dos conteúdos dominados por mim nessetrabalho . Com o tema Sistema Respiratório e Câncer.





















Sumário



Introdução......................................................04

Órgãos e o sistema ...................................... 05

Relação ao câncer.........................................06

Conclusão.......................................................07Bibliografia......................................................08












Órgãos e o sistema
É por meio do sistema respiratório que o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminação do gás carbônico e absorção o oxigênio,esse processo envolve diversos órgãos.  Também esta envolvido com a vocalização. O sistema é formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios,pulmões e bronquíolos.E cada um tem sua função específica.
Cavidade do nariz – É secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas , filtra o ar , assim ao deixando entrar partículas que poderiam fazer mal ao resto do corpo. . É nas cavidades nasais que o ar que inspiramos é filtrado, umedecido e aquecido.Faringe- A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe- É um tubo cartilaginoso que conecta a faringe com atraquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta.Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há umaabertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som.
Traquéia- É um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.O epitélio é formado porcélulas ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago.
Brônquios- A traqueia, que se divide (bifurca) em dois ramos chamados brônquios, um em direção ao pulmão direito (que contém três lóbulos) e ooutro para o pulmão esquerdo (com dois lóbulos). Dos brônquios partem numerosos canalículos (os bronquíolos), e em suas terminações encontram-se os alvéolos
Pulmão- Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Elesestendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. 


Tipos de respiração

Respiração cutânea :
Nos anelídeos as trocas dos gases respiratórios ocorrem através da superfície cutânea.Os anelídeos possuem um pigmento respiratório, a hemoglobina, que circulando no sangue que escorre nos vasos do sistema circulatório,facilita a ligação do oxigênio e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratório
  • Sistema Respiratório
  • SISTEMA RESPIRATORIO
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!