Sistema reprodutor feminino

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
APARELHO UROGENITAL: SISTEMA GENITAL FEMININO


1. INTRODUÇÃO

O sistema genital feminino, juntamente com o sistema genital masculino, é encarregado da perpetuação das espécies animais.
Os órgãos genitais femininos incluem:
• Órgãos internos
1. Ovários: são as gônadas, que produzem os gametas femininos (oócitos) e hormônios.
2. Tubas uterinas: capturam os óvulos em sua liberação e oslevam para o útero.
3. Útero: onde os ovos fertilizados são retidos e nutridos até que o desenvolvimento pré-natal esteja completo.
4. Vagina: serve tanto como órgão copulador como canal do parto.
5. Vestíbulo vaginal: atua também como via urinária.
• Órgãos externos
6. Vulva
7. Clitóris
• Órgão acessório
8. Glândula mamária ou úbere

Mamíferos do sexo feminino, em geral, aceitam omacho apenas próximo à época de ovulação, um período caracterizado por diversas alterações estruturais e excitabilidade geral, assim como características especiais de comportamento; o período é conhecido como “cio” em linguagem leiga e como “estro” mais tecnicamente.
O estro torna a suceder com frequência variável, segundo um programa que é característico para cada espécie, embora sujeito àmodificação ambiental.
Em certos mamíferos silvestres, o período de reprodução está restrito a uma determinada parte do ano e a receptividade sexual, com as alterações estruturais e de comportamento concomitantes, ocorre apenas uma vez (espécies monoéstricas) ou, talvez, várias vezes (espécies poliéstricas sazonais).
Em outras espécies, realmente poliéstricas, o ciclo se repete durante todo o ano, aadoção do modo poliéstrico frequentemente distingue espécies domésticas e laboratoriais de seus ancestrais silvestres. A condição em que a receptividade da fêmea é contínua e não está ligada à ovulação ocorre apenas em espécies de primatas superiores e nas mulheres.
O ciclo estral divide-se, normalmente, em 05 fases, o estro, o proestro, o metaestro, o diestro e o anestro.
O estro, período deaceitação do macho, é precedido pelo proestro, este é um período de desenvolvimento folicular sendo seguido por um período de atividade lútea, dividido em metaestro e diestro. Em espécies monoéstricas, segue-se, então, um longo período de inatividade sexual (anestro), antes que o ciclo seja renovado com um período preparatório de proestro. Em espécies poliéstricas, o proestro vem diretamente após odiestro.
Outros termos úteis dizem se uma fêmea já pariu ou não. Animais que pariram são chamados paridos; aquelas fêmeas que nunca pariram são nulíparas; aquelas que já pariram, porém, uma única vez são uníparas e multíparas são as fêmeas que já pariram mais de uma vez.
Tais termos, às vezes, são confundidos com outros que se referem ao número de filhotes habitualmente carregados pela fêmeagrávida. Uma égua com seu, geralmente, único potro é monótoca; uma porca ou uma cadela, com sua ninhada é polítoca. A condição do filhote ao parto proporciona outro par de adjetivos contrastantes de utilidade ocasional. Os filhotes de espécies precoces são relativamente avançados e de várias maneiras capazes de prover a própria subsistência diretamente após o nascimento; os filhotes de espéciesaltriciais são inicialmente ligados ao ninho e totalmente dependentes dos cuidados maternos.


2. OVÁRIOS

São dois órgãos nodulares e sólidos, basicamente elipsóides, embora, comumente tornados irregulares pela projeção de grandes folículos e corpos lúteos na sua superfície. São homólogos aos testículos e, como estes, possuem funções exócrinas e endócrinas. A função exócrina consiste naelaboração dos oócitos desde a ovogênese até sua liberação na oocitação (ovulação). A função endócrina compreende a secreção de hormônios estrogênicos e de progesterona, que atuam no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, regulam o ciclo estral e agem durante a gestação.
Os ovários, apesar de serem muito menores do que os testículos dos machos da mesma espécie, como estes, não guardam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Reprodutor Feminino e Masculino
  • Sistema reprodutor masculino e feminino
  • Ciências
  • Sistema Reprodutor Feminino
  • Sistema reprodutor feminino
  • SISTEMA REPRODUTOR FEMININO anato
  • Sistema reprodutor feminino
  • Sistema reprodutor feminino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!