Sistema Renal

Páginas: 7 (1744 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA




KAROLINE GOMES DE SOUZA






SISTEMA RENAL







MANAUS
2014
KAROLINE GOMES DE SOUZA





SISTEMA RENAL
















MANAUS
2014


SUMÁRIO













INTRODUÇÃO

























SISTEMA RENAL
O sistema renal podeser chamado de excretor ou excretório, apesar disso dar a ideia incorreta de que toda a excreção é realizada nesse sistema. O nosso principal produto do metabolismo das células, o CO2 proveniente da quebra da glicose e dos ácidos graxos é excretado pelo sistema respiratório. Assim cabe ao renal a excreção dos metabólitos de proteínas. Além de eliminar excesso de íons e resíduos tóxicos, contribuipara manter normais as concentrações da água e eletrólitos nos fluidos corporais. Regula o Ph e volume de fluidos corporais, ajuda a controlar produções de células vermelhas do sangue e pressão arterial.
CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA RENAL
Rins (Par)
Removem substancias do sangue;
Formam urina;
Ajudam a regular determinados processos metabólicos;
Ureter (Par)- fazem o transporte da urina partirdos rins, cerca de 25 cm.
Bexiga- armazena urina.
Uretra- conduz a urina para fora do corpo.

RIM
Órgão em forma de feijão marrom-avermelhado, com uma superfície lisa.
Adulto- cerca de 12 cm x 6 cm x 3 cm.
Revestido por uma capsula fibrosa dura.
Medula: pirâmides renais
Córtex: casca em torno da medula, aparência granular devido os pequenos túbulos associados à néfrons- as unidadesfuncionais do rim.
O ser humano possui 2 rins que trabalham concomitantemente. Cada rim pesa cerca de 250 g e é composto pela pelve e os cálices renais, a medula e o córtex renal (figura 1). Este último é o local onde são secretados os hormônios produzidos nos rins. O sangue vai entrar nos rins através das artérias renais. Estas se subdividem em artérias arqueadas que vão dar origem a minúsculos vasos,as arteríolas aferentes que, por sua vez, vão servir como porta de entrada de milhares de pequenas estruturas tubulares chamadas Nefrons, localizados nas pirâmides da medula renal. O nefrons são a unidade de filtração e funcionamento dos rins.Pode-se dizer que cada néfron tem uma função autônoma e é capaz de filtrar alguns mililitros de sangue. Portanto, se cada néfrons filtrar alguns ml de sangue,milhares de néfrons trabalhando juntos podem limpar todos os 5 l de sangue que possuímos, em média. Após a passagem pelos nefrons a urina aí formada segue pelo túbulo coletor até os cálices e a pelve renal, onde é levada até os
ureteres. Estes deságuam na bexiga, que armazena a urina até sua excreção pela uretra.
Pode-se afirmar que a principal função dos rins é a depuração ou filtragem dosangue. A depuração, como já foi dita, serve para que os rins, mais especificamente os nefrons, possam retirar do sangue e excretar todos compostos nitrogenados resultantes da metabolização das proteínas. Os principais compostos excretados são a ureia, o acido úrico e a creatinina. Além disso, ao realizar essa depuração os rins excretam íons H e controlam PH sanguíneo e excretam mais ou menos água,regulando o volume de sangue.
Para tanto, passam pelos nossos rins cerca de 180 litros de sangue por dia, o que equivale dizer que todo nosso sangue é depurado cerca de 36 vezes por dia. Assim o sistema renal trabalha com sobras, já que não seria a depuração de tal quantidade de sangue diariamente. São excretados cerca de 60 ml de ureia e 1,5 l de urina todos os dias, medidas que evidentemente sãodependentes da quantidade de água, Na e proteínas que foram consumidos.
NÉFRONS
O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Em cada rim  existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir a necessidades do organismo no momento. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema renal
  • sistema renal
  • Sistema renal
  • sistema renal
  • Sistema Renal
  • sistema renal
  • Sistema renal
  • sistema renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!