Sistema Prisional do Japão

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL







Ana cláudia wolcov nº03
fernanda amabile polo nº12
marina rodrigues nº22
taynara ellen batistela nº30























Professora: Sueli

1 INTRODUÇÃO


O sistema carcerário Japonês, está entre os três melhores do mundo,perdendo apenas para o chinês e filipino, disponibilizando ao detento, qualidade de vida e até mesmo trabalho.
Diferente das outras nações que procuram educar o detento ao modo certo de agir em sociedade, o Japão procura ao encarcerar alguém, o seu arrependimento, para que assim não volte a cometer o mesmo ou ate outros erros após a saída do presídio.
2 desenvolvimento
A filosofia que dirige osistema carcerário japonês é diferente da que rege todos os outros presídios ocidentais, que tentam reeducar o preso para que ele se reintegre a Sociedade. O objetivo, no Japão, é levar o condenado ao arrependimento. Como errou, não é mais uma pessoa honrada e precisa pagar por isso.
Temos um contexto relacionado a dois homens com estilos de vida totalmente diferentes. Ambos relatando o modo devida de um penitenciário no Japão.
Um rapaz brasileiro que já foi preso lá afirma que quem toma conta dos presídios é o Exército. “Tudo lá dentro é movido a regras”. Ele relata que, assim que foi pego juntamente com os outros companheiros, R.F. (inicias de seu nome, pois não queria se identificar) foi detido à espera de julgamento. Segundo ele, o julgamento aconteceu em três meses. R.F. foicondenado a três anos de prisão, no entanto, o presidiário estrangeiro precisa cumprir apenas 50% da pena devido ao custo que ele gera para o governo japonês. Ele conta que em cada cela, 12 pessoas dividiam um espaço de mais ou menos 60 metros quadrados. Às 7 horas da manhã todos deviam estar em pé. Em seguida, 10 minutos para limparem o quarto e a cada semana as tarefas eram divididas. Depois determinada a limpeza, todos sentavam em fila esperando pela contagem feita diariamente, cinco vezes por dia. “Eu me lembro até hoje que 22 era meu número. Lá os brasileiros são as dezenas, os japoneses são os milhares e os chineses são as centenas”, diz. Em seguida, todos iam tomar o café da manhã. O cardápio diário era arroz integral, missoshiru e tsukemono. Apenas aos domingos, na hora do almoço, elesserviam pão. “Era a alegria de todos. Voltei de lá com 30kg a menos”, conta.
Depois do café, era hora de marcharem até a fábrica onde prestavam serviço. Os presos de cada pavilhão trabalhavam em horários e fábricas diferentes. No caso de R.F., seu trabalho era das 8h ás 12 horas, e das 13h às 18 horas, na fábrica 3M, que produz o corretivo de fita.
“Lá, o preso sai da prisão e já tem empregogarantido. Eles dão opção, então se o cara volta para o crime é porque é safado”. Além disso, os presos ganhavam salário pelo trabalho prestado, mas que, segundo R.F., era muito pouco. “Eu ganhava, pra você ter uma ideia, 300 ienes por mês (equivalente a R$ 6)”, diz.
Depois do trabalho, todos tinham direito de assistir TV durante 1h30. No entanto, os programas eram específicos: apenas educativose documentários durante a semana e, aos domingos, filmes. Outra opção era ler livros. Todos lá podiam ler até dois livros por semana. “Na biblioteca do presídio tem vários tipos de livros em diversas línguas”, conta. Às 20 horas, todos iam para as celas e nenhum barulho podia ser ouvido no local.
 De acordo com o ex-presidiário, o local é muito limpo, incluindo as roupas que usam; futons (é umtipo de colchão), utensílios, etc. Ele afirma também que a comida, tradicional japonesa à base de peixe, era muito boa.
O cuidado com a saúde dos presos é prioridade. “Se a pessoa está com dor nas costas, vai para o massagista, raios-X, tudo no dia, na hora. Até problemas na pele eles atendem, e muito bem. Qualquer coisa é só ir para o médico ou dentista que o atendimento é rápido”, lembra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema prisional
  • sistema prisional
  • Sistema prisional
  • Sistema prisional
  • Sistema prisional
  • Sistema prisional
  • sistema prisional
  • sistema prisional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!