Sistema Penitenciário

Páginas: 13 (3193 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014

ETICA E COMPROMISSO SOCIAL
Aluna: Larissa Gê
PONTOS IMPORTANTES PARA ESTUDO

1.Ética trata-se, por sua vez, de problemas cuja a solução não concerne somente à pessoa que os propõe, mas também a outra ou outras pessoas?
Sim, a ética por ser considerada a ciência da moral, ou seja, aquela que estuda, analisa ou investiga o comportamento do homem em sociedade, tenderá a fazer definiçõesgerais sobre esses comportamentos. Uma vez definidos, por exemplo, o que seria o bom, afetará indiretamente nas atitudes particulares vivenciadas pelo homem. Ele tenderá a agir de uma forma que agrade a um conjunto, ou seja, a sociedade em sim, deixando várias vezes, de ir contra as suas vontades, para ir de acordo com uma concepção geral feita pela ética. Essa, por apresentar caráter universal,acaba influenciando na solução de problemas que poderiam ser pessoal, para ir de acordo com uma verdade universal.


2.Os indivíduos se defrontam com a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas?
Em diversas situações, os indivíduos determinam suas ações e comportamentos através das normas existentes, julgando ser a maisapropriada ou mais digna. Normas aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Isso se dar pelo fato que, o homem sente o dever de agir de acordo com normas e costumes que são vividos em sociedade. Por exemplo, diante de um fato ou problema, antes de operar, o homem reflete sobre como ele deve agir, sobre o que é o certo e o errado, ou sobre como os outros irão julgar seu comportamento emsociedade. Ou seja, ele reflete e analisa a sua ação, julgando qual atitude será mais apropriada para então assim, realizar a sua ação, resultando então, em uma decisão refletida e não natural ou espontânea.

3. As normas são aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias.
Diante de um fato ou problema, antes de operar, o homem reflete sobre como ele deve agir, sobre o que é o certo e oerrado, ou sobre como os outros irão julgar seu comportamento em sociedade. Ou seja, ele reflete e analisa a sua ação, julgando qual atitude será mais apropriada para então assim, realizar a sua ação, resultando então, em uma decisão refletida e não natural ou espontânea.
4.Quando o homem age moralmente?
O homem age moralmente quando diante de uma situação problema, antes de tomar uma decisão, elereflete e analisa a sua ação, como ele deve agir e se deve seguir as regras ou agir de acordo com suas vontades, sobre o que é o certo e o errado. Essa analise do homem, de pensar antes de agir por impulso e analisar as regras e os costumes vividos em sociedade, de maneira que a sua ação possa ser vista como boa; pode ser definido como agir moralmente, pois a moral normatiza e direciona a práticado homem.


5. Comportamentos são resultado de ação refletida não são puras ou espontânea ou naturais?
Em diversas situações, antes de tomar uma decisão importante, o homem reflete e analisa sobre qual deverá ser a melhor decisão a ser realizada, como ele deverá agir e se deve seguir de acordo com determinadas regras ou com suas vontades e sentimentos. Diante disse, a sua ação passa a ser umadecisão refletida e analisada interiormente e não uma ação puramente espontânea ou natural.

6.A ação da passagem do plano da prática moral para o da teoria moral? Como acontece?
A passagem da ação do plano prático para o da teoria moral dá-se pelo fato de que nas variadas decisões vividas pelo o homem em sociedade, além de agirem moralmente, ou seja, tomam e realizam decisões refletidas eanalisadas para resolverem seus problemas, julgando e avaliando seus atos de acordo com costumes e normas, como também, refletem sobre esse seu comportamento prático (a sua ação real) e o tomam como objeto de reflexão e de seu pensamento. É a partir dessa fase que vai ocorrendo à passagem do plano prático (moral efetiva, vivida) para a moral reflexa (de julgar a sua ação já realizada).

7.O que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema penitenciario
  • SISTEMA PENITENCIARIO
  • Sistema penitenciario
  • Sistema Penitenciário
  • Sistemas penitenciarios
  • Sistema penitenciário
  • sistema penitenciario
  • Sistema penitenciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!