Sistema Operativo

Páginas: 13 (3108 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2013
CONCEITOS DE SEGURANÇA





Com sistemas em rede, há que dotar estes sistemas de mecanismos de segurança suportados por tecnologias e ferramentas apropriadas, que garantam a protecção da informação e de outros recursos essenciais ao sistema de informação.
Neste âmbito serão abordados os mecanismos, tecnologias e ferramentas de segurança, o suporte e definição de políticas de segurança nasorganizações, a realização de tarefas de monitorização e auditoria de segurança e a concepção e instalação de soluções de segurança em redes informáticas.




INTRODUÇÂO

A segurança de um sistema ou rede informáticos abrange diversos aspectos complementares (ex.: autenticação de utilizadores, encriptação da informação transmitida), que usam um conjunto diversificado de mecanismos desegurança. Esses mecanismos existem para fazer face a ameaças com diversas origens ou motivações, capazes de causar danos que poderão ser mais ou menos elevados.
A determinação do nível de segurança a implementar deve ter em conta os riscos associados à quebra de segurança, os custos de implementação dos mecanismos de segurança necessários à minimização desses riscos e os respectivos benefícios. Dessebalanço resultará um conjunto de mecanismos que suportarão uma dada política de segurança.



ALGUNS CONCEITOS

O problema da segurança em redes ou sistemas pode ser decomposto em vários aspectos distintos sendo os mais relevantes:

Autenticação, pretende garantir que as entidades intervenientes numa comunicação, são quem afirmam ser. A autenticação é o processo através do qual évalidada a identidade de um utilizador, dispositivo ou processo.

Confidencialidade, considera as vertentes de segurança que limitam o acesso à informação apenas às entidades autorizadas (previamente autenticadas), sejam utilizadores, máquinas ou processos

Integridade, pretende garantir que a informação que está a ser veiculada ou armazenada não é corrompida

Controlo de acesso, refere-se àcapacidade de impedir o acesso a um recurso

Não repudiação, conjunto de funções que impedem que uma dada entidade negue a execução de uma acção determinada, por exemplo que uma entidade envolvida numa transacção não possa negar a sua participação nesse evento.

Disponibilidade, deve garantir que mesmo após a ocorrência de ataques a uma rede ou sistema informático, os recursos chave ficamdisponíveis para os utilizadores.


As funcionalidades de segurança são suportadas por mecanismos de segurança, que se referem a seguir:

Mecanismos de encriptação, que permitem a transformação reversível da informação de forma a torna-la ininteligível a terceiros. Estes mecanismos utilizam normalmente um determinado algoritmo e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não cifrados,produzir uma sequência de dados cifrados. A operação inversa é a desencriptação ou decifragem.

Assinatura digital, que consiste num conjunto de dados encriptados associados a um documento do qual são função. Deve garantir a integridade do documento ao qual está associada, mas não a sua confidencialidade

Passwords, sistemas biométricos (“scanning” de retina), cartões inteligentes ou “firewalls”são mecanismos de controlo de acesso

A utilização de “checksums” ou de funções de “Hashing”, que consistem na adição, pelo emissor de dados redundantes, relativamente à informação base da qual são função, funcionam como mecanismos de garantia da integridade da informação. Uma vez que a informação adicional que estes mecanismos oferecem pode ser ela própria alterada, a garantia de integridade éconseguida através da conjugação destes mecanismos com os mecanismos de assinatura digital

Os mecanismos de certificação permitem atestar a validade de um documento, normalmente a validade de uma chave publica de uma entidade, recorrendo a uma autoridade de certificação da confiança do emissor e do receptor


NECESSIDADES DE SEGURANÇA

AMEAÇAS À SEGURANÇA

Podem ser classificadas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas operativos
  • Sistemas operativos
  • Sistemas operativos
  • Sistemas operativos
  • Sistema operativo
  • Sistemas operativos
  • O que é o sistema Operativo?
  • Sistema operativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!