sistema ofencivo do handbol

513 palavras 3 páginas
Quando na iniciação ao handebol, não se deve pensar em postos específicos, pois os alunos devem aprender a deslocarem-se e buscar os espaços vazios mais próximos da área adversária, para ali receber a bola e buscar fazer gols.

Quando se pede para que joguem em posições, estar-se-á, na realidade, impedindo que esses alunos aprendam naturalmente um pouco de todos os postos específicos do handebol. Deve-se, portanto, partir da visão geral e não encerrar o ensino nas especificidades.

Geralmente, na iniciação, a marcação adversária é individual, o que faz do ataque em zona algo negativo para a equipe atacante, pois ao jogar em posições específicas ficará muito fácil para uma defesa individual marcar a equipe.

Então, na iniciação, podemos dizer que não deve haver postos específicos, pois ao centralizar o ensino nessa forma de jogar, o professor estará andando na contramão do processo de aprendizagem geral da modalidade.

ESPECIALIZAÇÃO:

O Processo de especialização no handebol traz novas etapas de aprendizagem. Dentre elas, aprender os primeiros princípios defensivos em zona.

Defender em zona significa ter responsabilidade por uma determinada região da quadra o que traz consigo novas necessidades ofensivas.

Uma estratégia inicial de defesa em zona é a defesa ‘por aproximação’.

Defender por aproximação significa que eu, enquanto defensor, fico em uma determinada parte da quadra cercando um determinado jogador que está perto de mim. Se ele se move dentro de minha zona, eu o sigo, mas se ele começa a se afastar muito, eu devo procurar outro jogador mais próximo para marcar, e aquele que eu estava marcando, deverá ser marcado pelo jogador de defesa que está protegendo a zona em que ele foi jogar.

Ao defender por aproximação, as movimentações ofensivas param de surgir efeito, já que a defesa ‘cada vez mais se move menos’ ao ficar fazendo trocas de marcação o tempo todo.

Essa nova demanda mostra para a equipe que ataca que correr de mais pode ser

Relacionados