Sistema Nervoso

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso nos permite tomar consciência de problemas orgânicos, internos, alem de servir como um alerta, que indica quando algum fator ambiental não é favorável para as nossas atividades vitais ou para a nossa sobrevivência.






A origem do sistema nervoso


Nos cordados, o sistema nervoso origina-se do tubo neural, na região dorsal da gástrula, por umainvaginação da ectoderme. Na sua região anterior surge uma pequena vesícula cefálica que sofre dois estrangulamentos e forma três vesículas. Em seguida, a primeira e a terceira se subdividem e a segunda se mantém única. Resultam, assim, as cinco vesículas definitivas que compões o encéfalo e das quais se estende a medula espinhal, para trás, ao longo da região dorsal.

O cérebro



O cérebrohumano pesa em media 1 450 g. é formado por dois grandes hemisférios, ligados ventralmente por um grosso corpo caloso, constituído por fibras que associam os centros nervosos dos dois hemisférios.
A grande superfície externa cerebral, a matéria cinzenta, constituí o córtex onde ficam as camadas de neurônios. É no córtex que se localizam os centros ou áreas responsáveis pelo controle sensorial emotor.
Na região ventral do cérebro são bem visíveis os dozes pares de nervos cranianos, que podem ser sensoriais, motores ou mistos.
O cérebro é também a sede de importantes funções, como a inteligência e a memória, as quais, no entanto, não estão relacionadas a áreas especificas e bem delimitadas.



O cerebelo



Situa-se embaixo e na parte posterior do cérebro. Dividem-se em duasmassas denominadas lobos cerebelares. Os lobos são ligados no centro pelo verme cerebral.
Da mesma forma que o cérebro, o cerebelo apresenta substância cinzenta na parte exterior e branca no interior.
A função do cerebelo é coordenar os movimentos do corpo para manter seu equilíbrio. Regula também o tônus muscular, que é o estado de semicontração que os músculos se encontram, para entraremimediatamente em movimento, sempre que for necessário.





A medula espinhal



É um tubo nervoso, com aproximadamente 45 centímetros de comprimento e 1 centímetro de diâmetro, situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior, a medula está ligada ao bulbo, como se fosso uma continuação desse órgão.
A medula espinhal possui também a substância branca na parte externa e a cinzenta, nainterna. A substância cinzenta se dispõe na forma de um H, cujos ramos dão origem às raízes nervosas que saem da medula.
A medula espinhal tem duas funções:
Conduzir os impulsos nervosos do corpo para o cérebro. Essa função é realizada pela substância branca.
Produzir os impulsos nervosos. Essa função é realizada pela substância cinzenta. A medula é capaz de coordenar os atos involuntários ouinconscientes, como retirar o dedo rapidamente de uma panela de água fervendo.

O sistema nervoso periférico (SNP)


É formado por um conjunto de nervos que podem ser classificados em dois tipos: raquidianos e cranianos.

Nervos Raquidianos

São 31 pares de nervos que partem da medula espinhal e se ramificam por todo o corpo. Os nervos raquidianos são formados pelas raízes nervosas que seiniciam nos ramos que formam o H da substância cinzenta da medula espinhal.
Quanto à transmissão dos estímulos nervosos, os nervos podem ser de três tipos:

Sensitivos: Levam os estímulos nervosos do corpo para o cérebro.
Motores: Levam os estímulos nervosos do cérebro para o corpo.
Mistos: São sensitivos e motores, simultaneamente.

Na realidade, os nervos raquidianos são mistos, pois sãoformados por duas raízes nervosas: a raiz anterior, que é motora, e a raiz posterior, que é sensitiva.
De acordo com as regiões da coluna vertebral, os 31 pares de nervos raquidianos distribuem-se da seguinte forma:

Oito pares de nervos cervicais;
Doze pares de nervos dorsais;
Cinco pares de nervos lombares;
Seis pares de nervos sagrados ou sacrais.


Nervos Cranianos

Os nervos cranianos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema Nervoso
  • sistema nervoso
  • O QUE É O SISTEMA NERVOSO?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!