Sistema nervoso central

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014







ATPS: Recursos da fisioterapia.




RIO GRANDE
2013
UNIDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA DO RIO GRANDE














RIO GRANDE
2013

Introdução
O presente trabalho está organizado em três partes: -1- sinais vitais, mais específicamente, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura e pressão arterial; -2- próteses e órteses; -3-eletrotermofototerapia dividida em estimulação elétrica funcional (FES) que é subdividida em eletroterapia, termoterapia e fototerapia.
A primeira parte tem como objetivo indicar maneiras de observar os sinais vitais de um indivíduo e tomar os devidos cuidados caso haja uma emergência ou apenas exames de rotina.A segunda aborda os tipos e as formas da utilização das próteses e órteses. Na terceira apresentadiversas terapias por estimulação elétrica que tem como objetivo diminuir ou dissipar as dores de lesões musculares ou até mesmo esqueléticas.





















Frequência Cardíaca (FC)
É a onda de sangue na artéria criada pela contração do ventrículo esquerdo que a cada contração bombeia sangue na artéria AORTA já cheia. Esta onda de sangue chama-se de PULSO.
Técnicas
Como ossinais vitais demonstram como o organismo está funcionando, é preciso ficar atento a alguns cuidados, pois os valores de referencia são apresentados por algumas condições de verificação.
Antes de iniciar a verificação é imprescindível a limpeza das mãos e instrumentos. Clinicamente, a FC é verificada através de ausculta ou apalpação. A apalpação deve ser realizada, pela compressão da pele sobreuma artéria com os dedos indicador e médio em extensão. O dedo que não deve ser utilizado é o polegar, pois o pulso do examinador e examinado se confundirá devido à presença na polpa digital da artéria digital palmar do próprio polegar. Os pulsos comumente verificados são os seguintes: Radial, Braquial, Carótida, Pedioso, Poplideo, Femoral e Apical.
O examinador deve acompanhar as batidascardíacas com um relógio. Um coração adulto sadio bate em torno de 70x/ minuto e que propicia uma circulação continua de 5 a 6 litros de sangue pelo corpo.
Cuidados
É importante que o examinador considere se o paciente teve alguma ingestão de alguma substancia química que altere a FC. O mesmo deve analisar condições emocionais e também se houve alguma atividade física.


Métodos
O método maisutilizado é por meio do dedo medico e indicador do examinador; outro meio também é o estetoscópio utilizado para a ausculta apical, ou seja, o estetoscópio diretamente no coração.

Faixa Etária
Frequência cardíaca
Recém Nascido
120 a 170 bpm
Lactente
80 a 160 bpm
D e 1 a 5 anos de idade
80 a 110 bpm
De 6 a 10 anos de idade
90 bpm
Adolescentes
60 a 90 bpm
Adultos
60 a 100 bpmFrequência Respiratória (FR)
A frequência respiratória é a verificação da quantidade de ciclos de respiração que realizamos. Um ciclo respiratório e uma soma de inspiração e expiração. Serve para suprir o corpo com o oxigênio para as atividades metabólicas e para remoção de dióxido de carbono.
FR= soma de CR
1CR= 1I + 1 E

Tipos de Respiração
Nomenclatura
Características
Apical ou TorácicaExpansão apenas da caixa torácica
Mista
Expansão da cx. Torácica e do abdômen.
Basal ou Abdominal
Expansão apenas do abdômen

Parâmetros para avaliar a respiração

FREQUÊNCIA – número de respirações/minuto (inspiração/expiração);
PROFUNDIDADE – refere-se à quantidade de ar trocado a cada ciclo respiratório. O volume normal de um adulto é de 500 ml de ar. Pode ser profunda ou superficial;RITMO – é a regularidade do ciclo. Pode ser regular ou irregular;
PADRÃO – normal ou c/ desvio como quantidade de esforço e tipo de som.

Alteração da FR
Nomenclatura
Frequência Cardíaca
Taquicardíaca
Superior ao índice normal
Bradicardiáca
Inferior ao índice normal

Instrumentos
A FR e medida pela observação da movimentação do gradil costal e de parede abdominal durante um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alteração do Sistema Nervoso Central
  • SISTEMA NERVOSO CENTRAL
  • Sistema nervoso central
  • Sistema nervoso central
  • Snc sistema nervoso central
  • Sistema nervoso central
  • sistema nervoso central
  • A a o do crack no sistema nervoso central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!