Sistema nacional de avaliação da educação básica - saeb

Páginas: 6 (1500 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB
Extraído do "site" do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP
http://www.inep.gov.br/saeb

      O O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB implantado em 1990, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP e conta com a participação e o apoio das SecretariasEstaduais e Municipais de Educação das 27 Unidades da Federação.
      Os levantamentos de dados do SAEB são realizados, a cada dois anos, em uma amostra probabilística representativa dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A cada aplicação de instrumentos são pesquisados aproximadamente 700 municípios, 3.000 escolas públicas e privadas, 25.000 professores, 3.000 diretores e 220.000 alunosdo Ensino Básico (da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio) nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A partir de 1999 serão incluídas as disciplinas História e Geografia.
      A análise dos resultados dos levantamentos do SAEB permite acompanhar a evolução do desempenho dos alunos e dos diversos fatores incidentes na qualidade e na efetividade doensino ministrado nas escolas, possibilitando a definição de ações voltadas para a correção das distorções identificadas e o aperfeiçoamento das práticas e dos resultados apresentados pelas escolas e pelo sistema de ensino brasileiro. Essas informações são utilizadas por gestores e administradores da educação, pesquisadores e professores.

SAEB: Breve Histórico
      Criado em 1988 e tendo járealizado quatro levantamentos, o SAEB vem sendo aperfeiçoado, sucessivamente, a cada aplicação, tanto do ponto de vista metodológico, como nos procedimentos, operacionalização e abrangência.
      O primeiro levantamento foi realizado em 1990, somente para a rede pública do Ensino Fundamental, sendo avaliadas a 1ª, a 3ª, a 5ª e a 7ª séries e em três áreas: Português, Matemática e Ciências. Em1993, os levantamentos tiveram as mesmas características e seguiram os mesmos procedimentos.
      A partir de 1995, a preocupação com a comparabilidade dos dados foi incorporada aos procedimentos. Dentre as mudanças metodológicas realizadas destacam-se:
        as avaliações passaram a se concentrar no final de cada ciclo de estudos, ou seja, na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ªsérie do Ensino Médio;
        modernas técnicas de construção e análise de itens passaram a ser utilizadas, avançando-se dos modelos e técnicas clássicos de testes e medidas à Teoria de Resposta ao Item e ao modelo de amostragem matricial de itens;
        do ponto de vista operacional, inicialmente executado de forma direta pelo Ministério, partiu-se para a execução do SAEB por entidade externa,contratada especificamente para essa finalidade;
        a abrangência foi ampliada: expandiu-se a aplicação para todas as redes de ensino - pública (federal, estadual e municipal) e particular - e incorporou-se o Ensino Médio. Em 1995 alcançou-se a cobertura nacional, pois, pela primeira vez, todas as unidades da Federação participaram dos levantamentos. Para a aplicação do SAEB em 1997 forammantidas as mesmas séries e níveis de ensino, a mesma forma de execução (por entidade externa ao Ministério).
      Ampliaram-se as áreas avaliadas com a inclusão da área de ciências para o Ensino Fundamental e das áreas de Física, Química e Biologia para o Ensino Médio. Sempre buscando o aperfeiçoamento do SAEB, já no levantamento de 1997 foi introduzida uma nova atividade de apoio a suaoperacionalização: o início da constituição do Banco Nacional de Itens, a partir do qual o MEC/INEP passou a contar com um banco de itens nacionalmente calibrado e validado, donde vêm sendo selecionadas as questões a serem utilizadas.

crição do SAEB

I - Tipo de informação coletada

      i. Cobertura: As informações são coletadas por meio de amostras aleatórias - cuja característica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
  • Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB), Prova e Provinha Brasil.
  • sistema de avaliação de educação basica
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL 7 periodo
  • PESQUISA SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB), PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL.
  • Sistema nacional de educação, federalismo e os obstáculos ao direito á educação básica
  • Avaliação na educação basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!