Sistema monetário-economia

Páginas: 25 (6093 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
MOEDA
O DESENVOLVIMENTO DO DINHEIRO: DA PERMUTA À MOEDA

(Material extraído dos capítulos 14 e 15 do livro de Introdução à Economia de Francisco Mochon e Roberto Luis Troster. Editora Makron Books.1994 e do capítulo 14 do livro Economia Básica – Resumo da Teoria e Exercícios, de Marco Antônio S. Vasconcelos e Roberto Luis Troster. Editora Atlas, 2ª Edição)


Ao longo da história, os homensutilizaram como meio de pagamento uma grande variedade de objetos e bens que variam desde gado até sal. Os bens utilizados como dinheiro geralmente tinham valor em si e constituíam o que se denomina dinheiro-mercadoria.
O dinheiro-mercadoria é aquele bem que tem o mesmo valor como unidade monetária e como mercadoria.
De qualquer modo, a durabilidade eleita como dinheiro devia reunir uma sériede qualidades que podem ser resumidas nos seguintes pontos:
Durabilidade. As pessoas não aceitariam como dinheiro algo que fosse perecível e se deteriorasse em pouco tempo.
Mobilidade. Se as pessoas têm de transportar grandes quantidades de dinheiro, a mercadoria utilizada deve ter um valor elevado em relação a seu peso, de maneira que possa ser transportada com facilidade.
Divisibilidade. O bemescolhido deve poder subdividir-se em pequenas partes com facilidade e sem perda de valor, de forma que pagamentos pequenos possam ser realizados.
Homogeneidade. Esta propriedade implica que qualquer unidade do bem em questão deve ser exatamente igual às demais, já que, de outra forma, as trocas ficariam difíceis.
De oferta limitada. Qualquer mercadoria que não tenha uma oferta limitada nãoterá valor econômico.

Funções da moeda
Matéria extraída do livro “Fundamentos de Economia”, de Marco Antônio S. Vasconcellos e Manuel E. Garcia, Editora Saraiva.

As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes:


Instrumento ou meio de trocas: Por ter aceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção.

Denominador comummonetário (Unidade de Conta): Possibilita que seja expressos em unidade monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.

Reserva de valor: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para aquisição de um bem ou serviço no futuro. Claro para que o requisito básico para que a moeda funcionecomo reserva de valor é sua estabilidade diante dos preços dos bens e serviços, já que a inflação corrói o poder de compra da moeda, e a deflação (queda de preços) a valoriza.


Tipos de Moeda
Matéria extraída do livro “Fundamentos de Economia”, de Marco Antônio S. Vasconcellos e Manuel E. Garcia, Editora Saraiva.



Moedas metálicas: Emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela daoferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou com unidade monetária fracionada (troco).


Papel-moeda: Também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público.

O papel-moeda e as moedas metálicas em poder do público (famílias e empresas) são denominadas moeda manual.


Moeda escritural: É representada pelosdepósitos a vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais (é a moeda contábil, escritural nos bancos comerciais).


Conceito de meios de pagamento

A oferta de moeda também é chamada de meios de pagamento.

Meios de pagamento constituem o total de moeda à disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuartransações.

A liquidez da moeda é capacidade que ela tem de ser um prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.

Os meios de pagamento em sua forma tradicional são dados pela soma da moeda em poder do público mais os depósitos a vista nos bancos comerciais. Ou seja, pela soma da moeda manual e da moeda escritural.

Os meios de pagamento representam, então, quanto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia- Sistema Monetário Internacional
  • Sistema Monetario
  • Sistema monetário
  • sistema monetario
  • Sistema Monetário
  • Sistema Monetario
  • Sistema Monetario
  • Sistema monetario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!