sistema linfático

Páginas: 19 (4576 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático é uma via acessória da circulação sangüínea, permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa (do latim - água nascente/pura). Os vasos linfáticos podem transportar proteínas e mesmo partículas grandes que não poderiam ser removidas dos espaços teciduais pelos capilares sangüíneos. A linfa tem umaparticularidade de grande importância prática, não coagula como o sangue, o que faz com que a lesão de seus vasos coletores maiores espoliem o indivíduo rapidamente.
O sistema linfático é composto por vasos capilares distribuídos por todo o corpo. Eles são semelhantes às veias e chamados de vasos linfáticos. Os vasos linfáticos se localizam entre as células e tem a função de drenar o excesso delíquidos que extravasa dos vasos sanguíneos, banhando as células. Grande parte do líquido tissular é reabsorvido pelos vasos sanguíneos, sendo que o restante desse líquido não retorna à circulação e é adsorvido pelos vasos linfáticos.

Resumo histórico
Apesar de até hoje os vasos linfáticos serem menos estudados que os sangüíneos, já são há muito conhecidos, o próprio Hipócrates de Cós, jádenominava a linfa de sangue branco. É de HERÓFILO (anatomista grego - 300 a.C.) a primeira citação dos vasos linfáticos, por outro lado, a primeira descrição do sistema, é atribuída a GASPAR ASELLIUS de Milão, que foi professor de anatomia em Pavia de 1581 a 1626 e estudou os vasos linfáticos intestinais do cão. Em 1647, JEAN PECQUET, enquanto estudante de medicina em Montpellier, descreveu oReceptaculum chylii, também do cão, denominada por muitos anos de cisterna de PECQUET em sua homenagem, atualmente “cisterna do quilo” conforme a nomenclatura anatômica internacional.
 O estudo deste sistema evoluiu de forma “arrastada” até 1912, quando o Dr. Alex Carrel recebeu prêmio Nobel por ter conseguido manter vivo, durante um mês, tecido de frango ao realizar a troca diária da linfa. Foi apartir daí que o Dr. Vodder iniciou seus estudos sobre a drenagem linfática e, em 1936, divulgou o método de massagem mundialmente conhecido para estimular a drenagem linfática. Outros pesquisadores utilizaram o método e o aperfeiçoaram, utilizando como base conhecimentos de anatomia e fisiologia.
FUNÇÕES DO SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquidointersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo. Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo. Uma outra função dotecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos. 
O sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos quesaíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam do tumor).
ESTRUTURA DO SISTEMA LINFÁTICO
Capilares Linfáticos ou Linfáticos Iniciais
Pré-Coletores
Vasos Coletores
Linfonodos
Troncos Linfáticos:
Ducto Torácico (lado esquerdo)
Ducto Linfático Direito
Linfa
A LINFA
A linfa é um fluido transparente, que impregna o corpo,que é produzido quando o sangue atravessa osvasos capilares e vaza para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo contendo oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos.
 A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema linfático
  • Sistema linfatico
  • Sistema Linfático
  • Sistema linfatico
  • sistema linfatico
  • Sistema Linfatico
  • SISTEMA LINFÁTICO
  • Sistema Linfatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!